O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira – IVBAM em conjunto com cinco empresas do sector do Vinho Madeira, marcará presença, pela primeira vez, na Feira Sial (Salon International de l´Alimentation), uma das maiores feiras a nível mundial para a Fileira Alimentar e de Bebidas, a decorrer de 21 a 25 de Outubro de 2018, no Parque de Exposições de Villepinte, em Paris.
Esta feira, que se realiza de dois em dois anos, contou em 2016, com cerca de 7.000 expositores provenientes de 105 países e com cerca de 160.000 visitantes profissionais de 194 países. Constitui uma plataforma internacional onde produtores, importadores, distribuidores, Chefes, Opinion Makers e demais agentes económicos se encontram para estreitar relações, estabelecendo novas parcerias e conhecendo as novas tendências mundiais do setor, com vista à concretização final de negócios.
A participação neste evento visa promover e reforçar a importância, qualidade e versatilidade do Vinho Madeira, no mercado europeu, e em particular no mercado francês, de forma a incrementar as vendas e potenciar um crescimento sustentado do setor neste mercado, sendo que, estarão presentes as empresas produtoras e exportadoras de Vinho Madeira: Justino's, Madeira Wines, S.A., Madeira Wine Company S.A., Vinhos Barbeito, Lda, Henriques & Henriques - Vinhos S.A. e CAF – Madeira Vintners.
Com o intuito de maximizar a versatilidade do Vinho Madeira nesta feira, o IVBAM, IP – RAM, convidou o conceituado mixologista madeirense, Ricardo Severim, para a elaboração diária de vários cocktails, cuja base será o Vinho Madeira, que poderão ser degustados no Stand do Vinho Madeira, pelos visitantes da Sial Paris.
De referir que a França ocupa o primeiro lugar na tabela das exportações a nível comunitário, quer em litros quer em valor, representando um volume de 850.881,00 litros e um valor de 2.734.828,78 euros, no ano de 2017.
A participação nesta ação é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo Orçamento Regional.