Será uma semana dedicada ao conhecimento e à cultura. Arrancou hoje a IV Semana Cultural da Rússia, uma organização da Sharing Foundation e da Madeira Multilingual School, em parceria com a escola da Apel, prolongando-se até sábado. A sessão de abertura contou com um momento musical protagonizado pelos alunos da Madeira Multilingual School, ao qual se seguiram as intervenções da entidades oficiais.

Madeira e Russia unidas em semana cultural

Marco Gomes, director regional da Educação frisou a importância de reforçar as identidades russa e madeirense através da cultura. “A cultura é o alicerce da identidade”, ressalvou o director regional, reforçando que as diferenças são importantes.

Já Miguel Gouveia, vereador da Câmara Municipal do Funchal, afirmou que a diáspora russa é a que mais cresce na Região, sendo por isso importante dar apoio a estas pessoas. Miguel Gouveia lamentou o facto de não existir um consulado russo no Funchal, bem como que tenham deixado de existir voos de ligação entre Moscovo e o Funchal.

Por seu lado, Vladimir Ludzig, representante em Portugal da Agência Federal Rossotrunichestvo, reafirmou a sua gratidão por este evento se ter alargado também a Lisboa.

O presidente da Apel, António Jesus, assumiu o objectivo de possibilitar uma oferta de ensino internacional e reiterou a possibilidade de uma fusão entre a escola da Apel e a MMS, de forma a que os alunos consigam ter um ensino multilingue desde o ensino básico.

Por fim, o orador convidado, Ricardo Miguel Oliveira, director do DIÁRIO e da TSF, ressalvou as mudanças que têm ocorrido ao longo dos tempos, com os mais pequenos a serem capazes de expressar algumas palavras em russo, algo impensável há alguns anos.

in Diário de Notícias da Madeira