Na tarde de quinta-feira, 5 de Setembro, foi inaugurado o Centro de Dia Santo André Avelino, no clube português Luso Africa em Primrose.

InstituicoesDaComunidadePortuguesa

O evento, para além de vários convidados, contou com a participação diplomática portuguesa, com a presença do embaixador de Portugal, Manuel de Carvalho, e do cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, Francisco-Xavier de Meireles. O evento contou também com o apoio do Centro de Dia Coração de Maria do Núcleo de Arte e Cultura, que agora fará uma parceria com este novo Centro da Terceira Idade e que esteve presente com muitos dos utentes daquela instituição.

O actual presidente do Luso África, Joaquim Melo, deu as boas-vindas a todos os presentes pelas 12h10, “muito boa tarde a todos”, começou por dizer Melo. “Bem-vindos ao Luso África, os senhores comendadores, membros da Comunicação Social, diplomatas, presidentes de associações comunitárias. Hoje damos início a um projecto muito importante. É bom ter o salão cheio para este dia tão importante”.

Manuel da Costa, um dos responsáveis do Santo André Avelino, apresentou o Centro de Dia.

“Muito boa tarde a todos. Antes de mais gostava de agradecer aos presentes, ao Coração de Maria que vieram aqui para compartilhar este dia connosco.”

“O Centro de Dia funcionará todas as quartas-feiras, aqui, no salão de festas do Luso, a Lina da Silva e Fátima da Costa são as responsáveis pelo centro e coordenadoras. O dia irá começar pelas 9 horas e pelas 10 da manhã haverá um pequeno almoço leve. Pelas 11 horas, haverá exercícios físicos, nada obrigatório para ninguém, mas durante uma hora, os nossos utentes poderão ter uma actividade física para ajudar a aumentar os níveis de saúde. O almoço será servido à uma da tarde (13 horas) e depois do almoço terão lugar várias actividades como bingo, jogos de cartas, cantares e artesanato e artes plásticas. O dia acaba pelas 16 horas.”

Manuel da Costa também agradeceu aos patrocinadores do Santo André Avelino, comendador Fernando Marques, “Apple Tree”, “Bem Bom” Bedfordview, Pastelaria Princesa, Luís Foods, Jingles Pereira, Jorge Cordeiro, Amândio Cordeiro, Lionel Lima, Rui Carrolo da Academia da Ferrugem, Orlando Marques dos “Mafiosos da Caridade”, Pedro Teixeira, Mário Jorge presidente da ACP Pretoória, George Ferreira, Paulo Fernandes do “Redskins” e ao “Liquor City”.

Manuel da Costa agradeceu ainda a Idalina da Costa que, com 86 anos de idade, conti-nua a cozinhar e a preparar refeições na cozinha do Luso África.

A seguir, foi a vez da intervenção do embaixador de Portugal, Manuel de Carvalho.

“Boa tarde a todos, primeiro que tudo quero felicitar o Luso África pela iniciativa e cujo dinamismo do clube já pude conhecer. As múltiplas actividades, pela dinâmica, pela energia e por aquilo que faz, que é congregar e juntar várias associações com o principio de que a união faz a força. Sei que é uma batalha manter uma associação a funcionar. Queria, por isso, dar os parabéns ao Luso África. Queria também salientar que esta associação funciona numa base de apoiantes da Comunidade e por isso, quero deixar uma palavra de apreço àqueles que apoiam. Queria dar os parabéns pelo “centro de juventude” e chamo a atenção para a palavra jovem, porque jovem é sempre e enquanto a gente quiser e houver vontade de fazer e de descobrir. Isso é ser jovem. Pelo trabalho de ajudar e pôr cá fora essa juventude e dar um enorme bem-haja ao centro e a todos aqueles que vão dar alma ao centro e desejar aos utentes horas e horas de boa disposição e boas memórias”, concluiu o embaixador.

Foi depois na companhia de Joaquim Melo, Manuel da Costa, do presidente da as-sembleia-geral do Luso, Rui Pereira e do cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo que o embaixador foi descerrar a placar de inauguração do Centro de Dia.

A este breve momento oficial, seguiu-se a bênção com uma oração e dedicação à protecção de Deus do Centro de Dia Santo André feita pelo pároco da igreja católica em Primrose, Lazlo Karpati. De salientar, o momento religioso todo ele feito em Português.

Seguiu-se a actuação do coro, também da Igreja de Primrose, do novo Centro de Dia que cantou o hino do Santo André Avelino bem como outros cânticos religiosos. Um momento muito bonito e envolvente para todos aqueles que estavam presentes.

O almoço foi servido. Muito bem confeccionado, o prato de bacalhau e de carne, feitos com esmero.

Finda a refeição, o cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, pediu ao presidente Joaquim Melo para dirigir algumas palavras aos presentes.

“Muito boa tarde a todos e muito obrigado pela atenção”, começou por afirmar o diplomata. “Numa quebra de protocolo, eu sei e pela qual peço desculpa.” “Para os meninos de novo centro, está aberto o concurso das viagens a Portugal, “Portugal no Coração”. Isto é para aqueles que já não vão a Portugal há mais de vinte anos. O segundo aviso que quero fazer, tal como já fizémos com o Coração de Maria, o Consulado-Geral de Joanesburgo vai aproveitar para vir cá fazer presenças consulares. Vem cá uma funcionária com uma máquina para que não precisem de se deslocar, para poderem fazer os documentos de identificação e outros actos consulares. Terceiro aviso, o Consulado-Geral já tem alguns filmes de realizadores portugueses, que com ou sem legendas, podem ver aqui projectados. Por fim, o quarto aviso é que Portugal, este Governo mudou as regras do re-censeamento eleitoral. Quero dizer-vos para dizerem a todos, não tenham medo! O recenseamento automático não altera nada, dá é a possibilidade de nas eleições votar no estrangeiro. Tem várias vantagens, a mais importante das quais, quando renovam documentos, vão receber os boletins de voto em casa. Vale duas coisas: para as autoridades de Portugal, percebem que não são tão poucos quanto isso aqui na África do Sul e para vocês, nas eleições, poderem escolher quem vos representa lá em Portugal. E, até ver, na democracia, esta é a melhor maneira e sistema de mudar as coisas. Vocês sabem bem, aqui na África do Sul, a importância que isso tem”, concluiu o cônsul-geral.

A tarde foi concluída ao som de música do coro e de convívio entre todos os presen-tes.

In «O Século de Joanesburgo»