Jorge Carvalho aproveitou para conhecer empresas de madeirense
Para cinco dias de “Portuguese Fod Festival” na ilha de Jersey, evento que arrancou na passada quinta- feira, houve um investimento de cerca de 100 mil libras. No parque onde decorre o evento participam 10 restaurantes, e este ano são todos madeirenses. A festa conta com muita animação, destacando-se a música portuguesa.
Ontem, o Secretario Regional da Educação, Jorge Carvalho, que também tutela a pasta das Comunidades Madeirenses, que está por estes dias a visitar Jersey, realizou a visita às barracas de comes e bebes e aproveitou para falar com os emigrantes que estavam local e conhecer um pouco melhor madeirense naquela ilha. O governante quis saber de onde eram, como se sentiam em Jersey e há quanto tempo estão por lá. Descobriu que muitos são de Machico, outros do Caniço, do Funchal, do Faial, da Ribeira Brava, da Ponta de Sol e dos Canhas.
A verdade é que, naturalidade á parte, o festival gera convívio entre as famílias e os amigos que aproveitam para matar saudades da Madeira e de Portugal. É junto das barracas que se encontram para deliciar-se com uma boa espetada com bolo do caco, poncha regional e não só, cereja e o vinho entre outros produtos regionais e nacionais.
Ao longo da reportagem no local foi fácil perceber que muitos emigrantes anseiam por esta festiva, onde a espetada típica madeirense é a rainha. Mas não só. A animação do evento é um dos elementos importantes. Por isso, o festival conta com a presença de vários artistas convidados, nomeadamente Pedro Garcia, Vasco Freitas, Roberto Freitas, a dupla de irmãos Sandra e Ricardo Rodriguez, Carlos Rodrigues, o Leonardo Pereira, Sónia Nóbrega, Idalina e ainda ao DJ Válter Duarte.
João Carlos Nunes, o presidente do comité da organização deste evento referiu que “este ano as barracas são todas de madeirenses”. E o festival não faz sucesso apenas junto da comunidade local. Por estes dias, na ilha de Jersey não se fala de outra coisa a não de ser do grande evento que esta a decorrer este fim-de-semana. Os locais dizem gostar do evento e tecem elogios á gastronomia portuguesa e da poncha madeirense.
Secretário visitou as empresas
Ontem, vários restaurantes e bares e empresários de outros sectores receberam a visita do Secretario Regional da Educação, Jorge Carvalho. O governante disse no Diário que esta visita se pautava pela proximidade com a realidade onde vivem e trabalham os emigrantes a fim de aprofundar laços e conhecer melhor a realidade da comunidade. Jorge Carvalho até visitou o famoso pub “ST.JAMES”, do madeirense José Veloso que residi há 44 anos em Jersey.
Estas visitas foram sempre acompanhadas do presidente do comité do Festival, João Carlos Nunes, que também é conselheiro da comunidade madeirense em Jersey.
Encontro com o chefe do Governo
No final da manhã de ontem, Jorge Carvalho aproveitou para se encontrar com o chefe do Governo Jersey, o ministro John Le Fondre.
O motivo deste encontro foi a celebração do acordo de cooperação entre Região Autónoma da Madeira e Ilha de Jersey, que este fez este ano faz 20 anos, e aprofundar ainda mais os vínculos entre duas regiões.
In «DN Madeira»