A Festa do Vinho Madeira (26 de agosto a 09 de setembro) não inclui este ano o desfile alegórico que marcou edições anteriores, tendo a Secretaria Regional do Turismo e Cultura (SRTC) optado por reforçar o festival de rua.
O desfile que era realizado nas últimas duas edições deu lugar este ano a outras iniciativas, o que não significa que esteja excluída a possibilidade de, no futuro, retomar este desfile", disse a secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, na apresentação do cartaz da Festa do Vinho Madeira.
A responsável pelo turismo regional salientou ainda que o desfile, que representava uma hora de animação, "deu lugar, nesta edição, a 27 horas de programação cultural e de animação turística", através de 13 atuações musicais, nove atuações teatrais e quatro espetáculos de danças escolares.
"A Festa do Vinho apresenta-se este ano renovada na sua forma e no seu conteúdo, reforçada no que diz respeito à sua animação de rua, particularmente na placa central da Avenida Arriaga, e enriquecida na sua ligação à cultura e na associação a diferentes formas de expressão artística que vão desde à dança, ao teatro, à performance até ao design", sustentou.
A projeção da história do vinho através da arte e do património cultural edificado; a valorização dos concelhos com tradição vitícola; a realização da Semana Europeia do Folclore; o Pavilhão do Artesanato Regional e do Vinho Madeira, o Mercadinho do Vinho, o Madeira Wine Lounge; a Festa da Uva e do Agricultor no Porto da Cruz; a Festa da Vindima no Estreito de Câmara de Lobos; quadros vivos e peças teatrais e música ligeira, música do mundo, canto coral, jazz, música tradicional e filarmónica compõem a animação deste cartaz turístico.
"O projeto Danças com Histórias, que faz parte das comemorações dos 600 anos da descoberta da Madeira, vai associar o cartaz da Festa do Vinho a sítios e monumentos nacionais como o Palácio de São Lourenço, a Fortaleza do Pico e a Fortaleza de São Tiago", revelou.
O Governo Regional da Madeira investe este ano 263.000 euros neste cartaz (menos 5.000 euros do que em 2017), sendo a taxa de ocupação turística de 88,3% (menos 1,7% do que no ano anterior), "mas não inclui o alojamento local", especificou Paula Cabaço.
Segundo as estatísticas do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), na vindima de 2017 (campanha vitivinícola de 2017-2018), a produção total de uvas Vitis Vinífera na região vitivinícola da Madeira foi de 4.516 toneladas, que gerou 3,07 milhões de litros de vinho licoroso com Denominação de Origem (DO) «Madeira» ou «Vinho da Madeira, 1.035 hectolitros de vinho com DO «Madeirense» e 162 hectolitros de vinho com Indicação Geográfica (IG) «Terras Madeirenses».
No primeiro semestre de 2018, a produção e comercialização de Vinho Madeira registava crescimentos de 15% em quantidade (1.721.537,00 litros), e de 11% em valor (9.485.683,77 euros), comparativamente a igual período de 2017.
O Reino Unido, com uma longa ligação ao Vinho Madeira, registava, contudo, perdas de 20% em quantidade e de 27% em valor, assim como o mercado de Portugal continental com menos 32% e 16%, respetivamente.