Até ao final deste ano ficará concluído o recenseamento automático, permitindo a mais de um milhão de portugueses a residir no estrangeiro o direito ao voto nas eleições Europeias, Legislativas e Presidenciais.

RecenseamentoAutomaticoPortugueses

O anúncio foi feito esta manhã à margem da abertura do Fórum Madeira Global pelo secretário de Estado das comunidades , José Luís Carneiro.

De acordo com o secretário de Estado, os portugueses a residir no estrangeiro vão ser notificados pela administração eleitoral para confirmarem se querem, ou não, estar na base do recenseamento automático. Além desta medida, o responsável falou ainda da possibilidade dos duplos nacionais se poderem candidatarem à Assembleia da República e anunciou ainda que, a partir de setembro haverá escolas na Venezuela que vão lecionar português. Naquele país José Luís Carneiro disse ainda que está a ser preparada uma campanha para mostrar aos luso-descendentes as oportunidades de emprego no nosso país (incluindo as regiões autónomas). Esta campanha deverá arrancar em outubro próximo.

Neste momento discursa no Centro de Congressos da Madeira o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

In «Diário de Notícias da Madeira»