O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, anunciou no Fórum Madeira Global que vai defender, no quadro eleitoral, uma medida que permita aos emigrantes votarem nas eleições regionais.
Na sessão de abertura do Fórum, Albuquerque destacou a importância da «troca impressões sobre a nossa diáspora e sobre a posição da Madeira no mundo olhos nos olhos e com afetividade».
Sobre a intenção de possibilitar aos emigrantes o voto nas eleições regionais o governante garantiu que vai «avançar com esta medida», sendo «uma questão de justiça política», disse. Albuquerque referiu que «é importante a comunidade participar nas decisões políticas da sua terra», e que vai defender «o círculo da emigração nas eleições regionais».
«Durante anos e anos o pais viveu às custas das remessas, mas quando é para participar na vida nacional e regional é sempre dificuldades. Defendemos a participação ativa e de plena cidadania dos nossos contemporâneos emigrantes e da nossa diáspora”, afirmou.
Numa altura em que muitos emigrantes deixam a Venezuela, o presidente do Executivo madeirense destacou ainda a importância de se ter «capacidade legislativa de facilitar a vida daqueles que regressam», e adiantou que o Governo Regional juntamente com a República tem «conseguido encontrar algumas boas soluções” entre os quais “o reforço dos serviços consulares».
Albuquerque lembrou que neste momento já estão inscritos cerca de quatro mil emigrantes da Venezuela no serviço regional de saúde e que «há a obrigação de apoiarmos as nossas comunidades».