O programa de ensino de línguas internacionais foi criado há 44 anos com a finalidade dos alunos poderem aprender a língua de origem da família. Na semana passada o Milénio Stadium revelou que este programa estava em risco e que várias entidades iam reunir no Catholic Education Centre na Sheppard Ave East para tentar alterar a decisão.

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A reunião durou quase três horas, mas valeu a pena porque o português e outras línguas vão continuar a constar do programa das 43 Toronto Catholic District School Board. Os alunos vão continuar a aprender português durante cinco dias por semana em vez de quatro como estavam a sugerir.

O Milénio Stadium tentou obter reações dos pais, mas nenhum deles quis ser identificado. Ainda assim demonstraram, de uma forma geral, satisfação em poder continuar a envolver os filhos na cultura portuguesa. “Se os meus filhos não aprenderem português na escola vão acabar por esquecer a língua. Qualquer dia já nem conseguem comunicar com os avós que não falam inglês”, contou-nos uma das mães que não quis ser identificada.

Segundo o que apurámos, o programa, que começa na pré-primária e vai até ao 8º ano, emprega mais de 80 professores. Na reunião estiveram presentes instrutores, pais, alunos, líderes comunitários e parceiros internacionais que expuseram individualmente os seus argumentos para assegurar a continuidade do programa.

Em declarações ao Milénio Stadium, Dominico Paglia, presidente da Canadiana Union of Public Employees (CUPE) Local 3155, o sindicato que representa os professores, alertou que caso o programa acabasse, “os estudantes, famílias e comunidades seriam irremediavelmente prejudicados pela perda do programa”.

Anabela Rato, presidente da Associação de Professores de Português do Canadá (CATPor), uma associação que agrega docentes de língua portuguesa no Canadá, sublinha que este desfecho é positivo. “A nossa grande preocupação era lutar para que os alunos continuassem a beneficiar de um programa ímpar, cujos benefícios são evidentes, à luz das mais recentes investigações científicas, que têm vindo a ser feitas”, sublinhou.

A professora assistente do departamento de espanhol e português da Universidade de Toronto avançou ainda ao nosso jornal que os professores foram encorajados a escrever cartas à Ministra da Educação de Ontário e ao Primeiro Ministro a fim de alertar para a importância do programa de ensino de línguas internacionais.

In «Jornal de Notícia»