Mais de uma centena de emigrantes portugueses, a sua maioria madeirenses radicados em Crawley, Inglaterra, participaram esta tarde numa sessão de esclarecimento sobre o Brexit que decorreu, uma acção sob a égide do Mayor da Câmara de Crawley, Carlos Castro e o Consulado Português em Londres, com a presença da Cônsul-Geral Joana Gaspar bem como a presença de três deputados britânicos.

ConferenciaBreixtCrawley

O Brexit é a abreviação de Britain Exit, uma expressão inglesa que significa “saída britânica”, na tradução literal para o português. Muitos emigrantes pretenderam saber o que é que o plano prevê.

A decisão sobre a saída do Reino Unido do bloco económico europeu foi feita a partir de um referendo popular, realizado em 23 de Junho de 2016, tendo 51,9% dos votos, a maioria dos cidadãos britânicos optaram pelo Brexit, contra 48,1% que apoiavam a permanência do Estado na União Europeia.

Esta tarde muitas dúvidas foram colocadas, no entanto as autoridades portugueses e inglesas voltaram a transmitir mensagens de tranquilidade, prometendo que tudo farão para garantir a residência em solo britânico destes emigrantes.

In «Diário de Notícias da Madeira»