“Emigração madeirense para a Venezuela (1940-1974) “ é o nome da obra de JOSELIN da Silva de Nascimento Gomes, que foi apresentada ontem no Auditório do Centro de Estudos de Historia do Atlântico (CEHA).

joselin

Na sessão, a autora explicou que “grosso “ da obra foi baseado na sua dissertação de Mestrado, feita m 2009 e que, a partir de 2010, teve oportunidade de visitar o país latino-americano onde nasceu para explorar mais material. “ A obra está estruturada em três partes. A primeira, é uma pequena contextualização sobre a emigração madeirense, que inclui a suspensão migratória, a evolução que houve na definição do emigrante, a clandestinidade”. E só depois entramos na parte principal do livro, que se divide em duas fases. A primeira é referente às dedadas de 1940 e 1960, na qual se aborda uma emigração por necessidade e pelo espírito de aventura e a segunda fase reflete o período de 1961 a 1974, “que considero como uma emigração forçada porque os jovens partiam com receio de terem de cumprir o serviço militar “, explicou a investigadora com raízes venezuelanas.
No lançamento da obra, esteve presidente a diretora regional da Cultura, Teresa Brasão, que sublinhou que “a Historia da Madeira da Madeira não esta completa sem a Historia da Emigração “. Como tal, “há uma serie de fatores que têm de ser estudados, no sentido do estudo da emigração, sobretudo o cruzamento entre as pessoas que foram e as que voltaram e a influência que isso teve na nossa cultura, arquitetura, literatura, na música. Existem coisas que são fundamentais e nunca percebermos a identidade da Madeira se não percebermos melhor a emigração “, disse.
Teresa Brazão referiu, ainda, que os “estudos sobre este tema nunca estão concluídos “, pelo que a “Direção Regional dos Assuntos Culturais tudo fará para que o tema continue a ser explorado “.
Na ocasião, estiveram presentes o professor Alberto Vieira que fez a apresentação da obra, e ANACLET Teixeira, responsável pelo financiamento do livro “Emigração madeirense para a Venezuela (1940-1974).

In «Diário de Notícias da Madeira impresso»