O motion designer Filipe Carvalho está nomeado na categoria de melhor genérico com a série de ficção científica "Counterpart".

HaUmPortuguesEmmys

A cerimónia de entrega dos Emmys acontece a 17 de setembro, com transmissão na NBC, e há a hipótese de ouvir o nome de um português entre os vencedores. O motion designer Filipe Carvalho é um dos nomeados na 70ª edição dos prémios que distinguem as produções televisivas norte-americanas.

O português está na corrida com o trabalho desenvolvido na série de ficção científica "Counterpart" na categoria de melhor genérico. "Bem não sei como dizer isto da melhor forma, por isso aqui vai: estou nomeado para um Emmy", revelou na rede social Facebook.
Este é o genérico da série, assinado pelo português, que mereceu a nomeação para a edição deste ano dos Emmys. Veja o vídeo aqui.
A nomeação é já o reconhecimento pela carreira internacional do português, cujo trabalho pode ser visto nos genéricos de filmes como "Thor: o Mundo das Trevas", "O Fantástico Homem Aranha 2" e as séries "Guerra dos Tronos" e "Cosmos - A Spacetime Odyssey".
omeçou como web designer, mas foi o trabalho como motion designer que o levou a conquistar o mercado internacional com a sua visão e arte. 2009 foi o ano que arriscou e tentou a sorte no mercado norte-americano ao enviar um e-mail para o estúdio Digital Kitchen - responsável por séries como "True Blood", "Sete Palmos de Terra". A partir desse momento nunca mais parou. O trabalho deste português para séries e filmes norte-americanos pode ser visto, também, através do site http://randomthoughtpattern.com/

O estilo do português que mistura "fotografia, tipografia e cinema", como descreveu em entrevista ao Dinheiro Vivo , em 2015, chama a atenção aos estúdios norte-americanos que o levaram a trabalhar com a HBO, Fox ou Marvel.

"O que faço é criar um conceito visual. Tento arranjar as imagens para o genérico, ou o que eu acho que deve ser o genérico, que depois é construído a partir delas", explicou em declarações ao Público.

Filipe Carvalho tem partilhado a sua visão e trabalho não só no pequeno ecrã e na Sétima Arte, mas também em várias conferências de festivais de criativos como o OFF de Barcelona, em 2015, e o de Milão, em 2018, e o FITC, em Amesterdão, em 2016.

In «DN»