O encontro entre Donald Trump e Marcelo Rebelo de Sousa, esta tarde em Washington, marca o ‘Mês de Portugal’ nos Estados Unidos da América. Uma iniciativa da Presidência da República portuguesa que, entre vários eventos distintos, estendeu as comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas dos Açores a Boston, e inclui esta tarde um ‘toast to América’ na Embaixada de Portugal em Washington, e na qual participam os presidentes Marcelo Rebelo de Sousa e Miguel Albuquerque.

MesPortugalEUA

O ‘brinde à América’, com Vinho Madeira, pretende evocar o histórico momento da independência dos Estados Unidos, aproveitando o Turismo da Madeira para a sua primeira ação promocional no exterior dos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e Porto Santo.

Antes dos brindes e da evocação da longa amizade entre portugueses e americanos, o presidente norte-americano Donald Trump recebe o seu homólogo português na Casa Branca. Um encontro que decorre ao princípio da tarde em Washington, pelas 14h, a que correspondem as 19 horas na Madeira.

Os dois presidentes farão declarações à imprensa no princípio do encontro, sem direito a perguntas dos jornalistas. Depois do encontro a dois haverá uma reunião bilateral alargada EUA-Portugal.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou ontem aos EUA, tendo tido um encontro no Clube Português de Manassas, na Virgínia, com a comunidade portuguesa daquele estado, do Maryland e de Washington D.C.

In «JM»