O vice-reitor da Universidade Católica e director da Faculdade de Teologia, José Tolentino Mendonça foi nomeado pelo Papa, esta terça-feira, arquivista e bibliotecário da Santa Fé, elevando-o assim à categoria de Arcebispo.

PadreTolentino
O comunicado do Vaticano, divulgado esta terça-feira, dá conta de que a tomada de posse terá lugar no próximo dia 1 de Setembro.
José Tolentino Mendonça nasceu em Machico, na ilha da Madeira, a 15 de dezembro de 1965. Com apenas um ano de idade, deixou a sua terra natal, para se mudar Angola, onde só viria a regressar já com 9 anos.
Com 11 anos entrou no seminário, aos 16 escreveu o primeiro livro e ainda menor, com 17 anos começou a estudar teologia, sendo posteriormente nomeado padre em 1990.
Ao longo dos anos publicou diversos livros, tendo as suas obras sendo distinguidas com vários prémios, entre eles o Prémio Cidade de Lisboa de Poesia e Prémio Club de Ensaio.
Em 2015 foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Sant’lago da Espada por Aníbal Cavaco Silva, na altura, presidente da República.
Este ano foi convidado pelo Papa a ser orientador de um retiro de Quaresma, que contou com a presença do próprio Papa e dos seus colaboradores mais directos.
Recordamos ainda, que em 2017, foi convidado pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, a ser orador no Fórum Madeira Global, no painel subordinado ao tema «Língua, Cultura e Fé nas Comunidades Madeirenses»