O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM (IVBAM), a entidade responsável pela promoção e divulgação do Vinho Madeira, está a realizar hoje ações promocionais distintas em Tóquio, Japão, que se destaca desde há muito, como um dos principais mercados de exportação para o Vinho Madeira.

VinhoMadeiraJapão

A primeira ação promocional do Vinho Madeira, no Restaurante Argento Asami, será composta pela realização de uma prova aberta e duas 'masterclass' dirigidas exclusivamente a profissionais do setor vínico japonês, sendo que os mesmos são orientados por Yoshiko Akehi, autora do livro 'The Book of Sherry, Port and Madeira', a única obra escrita em japonês dedicada a vinhos fortificados e que visitou a Região Demarcada da Madeira.

Depois de uma primeira ação ontem, hoje decorrerá um workshop sobre Vinho Madeira, para os alunos da Escola de Vinhos 'Caplan', em Tóquio, orientado igualmente por Yoshiko Akehi, onde serão igualmente abordados diversos temas relevantes para o Vinho Madeira.

Estas ações promocionais contam com a presença de dois representantes do IVBAM bem como das empresas: Madeira Wine Company; Vinhos Barbeito; Justinos Madeira Wines; Pereida D’Oliveira; Henriques & Henriques e CAF – Madeira Vintners.

De realçar que o Japão ocupa o primeiro lugar na tabela das exportações, em termos de quantidade, representando um volume de 270.891,00 litros e o segundo lugar em termos de valor, 1.581.881,90 euros, no ano de 2017.

A participação nestas ações é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.

In «Jornal da Madeira»