A Universidade Central de Venezuela (UCV) terá um cronograma especial para que os alunos e professores das faculdades assinalem o dia 10 de junho. Durante este período, serão desenvolvidas atividades académicas, mas também eventos culturais com o objetivo que os estudantes possam absorver as tradições portuguesas.
As atividades culturais decorrerão apenas durante um dia. No dia 8 de junho, às 9:00am, a dinâmica começará no Auditório de Administração da UCV. No ato protocolar darão algumas palavras de início e, às 9:30am, os alunos poderão participar numa conferência, onde serão abordados temas como a situação atual de Portugal, a sua cultura e história, entre outros aspetos.
Às 10:00am dar-se-á início à mesa-redonda, onde um estudante de cada ano de Português demonstrará tudo o que aprendeu durante o curso. Depois, no final, às 10:45am, haverá uma dramatização de D. Inês de Castro e D. Pedro.
Por sua vez, as atividades académicas decorrerão entre os dias 8 e 13 de junho no “Edificio de Transbordo de la UCV”. Primeiro terá lugar uma aula sobre redação em português, no dia 11 de junho das 1:00pm às 3:00pm. Depois, no dia 12 de junho, das 9:30am às 11:10am, será dada uma aula sobre pronomes, clíticos e enclíticos. E para encerrar a iniciativa, no dia 13 de junho, das 9:30am às 11:10am, terá lugar uma palestra em 30 expressões idiomáticas.
Esta nova atividade é cortesia da Universidad Central de Venezuela, que conta com a colaboração do Centro de Língua Portuguesa, da Faculdade de Humanidades e Educação e do Instituto Camões.