Uma aluna do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa está a preparar uma sondagem que visa compreender as representações que os emigrantes portugueses a viver no Reino Unido têm acerca do Brexit, e a forma como a saída do Reino Unido da União Europeia os afeta.
A dissertação de Raquel Rocha, sobre o Brexit e os portugueses no Reino Unido, está a ser desenvolvida no âmbito do mestrado em “Políticas Europeias: Desenvolvimento e Coesão Socioterritorial”.
“Tendo em consideração a grande comunidade emigrante portuguesa a residir no Reino Unido, este inquérito, inserido neste projeto, a sondagem visa compreender as representações que os emigrantes portugueses a viver no Reino Unido têm acerca do Brexit, a forma como os afeta, alterando aspetos da vivência enquanto imigrante e como pode atuar como fator determinante na decisão pela permanência ou não no Reino Unido”, pode ler-se na página que dá acesso ao estudo.
O questionário, que tem a duração de cerca de 10 minutos, destina-se a portugueses que estejam a residir atualmente no Reino Unido e se sintam, de alguma maneira, afetados pelo Brexit.
A aluna apela à participação dos portugueses a residir no Reino Unido neste projeto, cujos resultados serão conhecidos aquando da publicação da dissertação.