Alguns dos principais restaurantes de São Paulo e do Rio Janeiro estão com um sabor mais português.

GastronomiaMostraseBrasil

 

O «Prove Portugal», iniciativa do Turismo de Portugal, está a levar Chefs portugueses de renome ao Brasil, com o objectivo de promover a arte da gastronomia local mas, também, o intercâmbio, nesta área, entre os dois países.
O Projecto em curso, assumido pelo Turismo de Portugal quanto à sua definição, conteúdos e custos logísticos associados, terá maior desenvolvimento ao longo dos próximos meses e contará com a representação da Região, em nome de uma promoção conjunta que, para além dos menus, proporcionará uma verdadeira viagem gastronómica e cultural às sete regiões do País.
A breve trecho e envolvendo a Associação de Promoção da Madeira (APM), caberá ao Chef Otávio mostrar, ao público brasileiros, o que de melhor se faz na gastronomia regional, numa iniciativa que, conforme sublinhado, ao JM, pela APM «representa uma excelente oportunidade de aproximação», a uma mercado que, embora ainda pouco expressivo para o destino, demonstra grande potencial de desenvolvimento e crescimento.
O mercado brasileiro é, aliás, um dos mercados de diversificação identificados na Estratégia para o Turismo Regional 2017-21, e é nessa lógica que a Associação de Promoção tem vindo a desenvolver diversas iniciativas, com destaque para as acções de relações públicas levadas a cabo juntos dos meios de comunicação social brasileiros mas, também, para as acções de promoção online.
Segundos os dados do Turismo de Portugal, no primeiro trimestre de 2018, as entradas e dormidas dos turistas brasileiros na Região cresceram 13,7% e 24,9%, respectivamente, sendo que, em 2017, este mercado foi responsável por mais de 30 mil dormidas na hotelaria regional, num crescimento que rondou os 35% face a 2016.
Em termos de previsão de crescimentos médio anual, até 2020, o Turismo de Portugal aponta para que o nosso País venha a registar incrementos de 1,2% na procura turística brasileira de 6,4% nos gastos turísticos e de 14,2% nas vendas do sector turístico no mercado online.
Será também importante referir que, segundo o Turismo de Portugal, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Salvador são as principais fontes de turistas para Portugal, que mais de 34% dos turistas brasileiros repetem a sua visita a Portugal e que 99% viram as suas expectativas satisfeitas ou superadas, numa viagem ao território português.

 

In «JM Impresso»