A 26 de Agosto de 1984, um grupo de portugueses do estado Lara, formado maioritariamente por madeirenses, teve a ideia de reunir-se num espaço que proporcionasse harmonia e segurança, no qual as pessoas pudessem continuar com as suas tradições e partilhá-las com outros conterrâneos, para além de envolveram os larenses nas actividades. Foi assim que nasceu a Associação Civil Centro Atlântico Madeira Club.

Centro Atlantico Madeira Club

A associação, sem fins lucrativos, oferece os espaços necessários para a convivência da comunidade luso-venezuelana na região. A associação conta com uma sede própria desde o dia 14 de Dezembro do mesmo ano, no sector Água Viva do município Palavecino de Cabudare, a apenas 10 minutos de Barquisimeto, a capital musical da Venezuela.

Um hino musical acompanha os visitantes do clube desde que passam a entrada principal até à piscina, à capela, o parque ou os campos desportivos. Sempre com o volume adequado para que ninguém se sinta aturdido com a música tradicional portuguesa ou com a música pop do momento.

Quem visita o Madeira Club refere-se a ele como um dos centros mais bonitos do país, o que de certo modo fortaleceu a vontade das juntas directivas em continuar a trabalhar em favor do crescimento da instituição, onde actualmente se constroem novos espaçis, com a finalidade de proporcionar uma maior quantidade de serviços aos sócios.

Ao contrário de outros clubes, no Atlântico Madeira Club cada acção corresponde a uma participação social, pelo que cada sócio tem o seu título de propriedade, e basta a aprovação da junta directiva para que os interessados possam optar pela compra de uma acção.

in Correo da Venezuela