O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas disse hoje que as autoridades da Córsega mostraram "abertura e disponibilidade” para integrar o português “como língua viva nas escolas do primeiro ciclo" daquela ilha do sul de França.

GovernoRevelaAberturaFranca

José Luís Carneiro, que terminou hoje uma visita ao sul do território francês com reuniões com a autarquia e os conselhos Executivo e Deliberativo da ilha mediterrânica, sublinhou que a proposta de ensino da língua portuguesa na Córsega foi acolhida "com uma vontade muito clara".

"A partir do momento em que essa integração ocorra, considerar-se-á automaticamente reconhecida a língua portuguesa no nível secundário", afirmou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, que contactou também com representantes da comunidade na Córsega, composta por cerca de 20 mil portugueses.

O membro do Governo, que se reuniu também com responsáveis da autarquia da Córsega, salientou que "as instituições mostraram vontade para apoiar a integração dos portugueses nas suas estruturas institucionais e de financiarem os seus esforços, bem como a promoção da cultura e da língua portuguesa".

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas assinalou igualmente o "momento extraordinariamente especial" que foi "a inauguração" da Cátedra Português Eduardo Lourenço, na Universidade Aix-Marseille, em Provença, no sul de França, cerimónia a que também assistiram o embaixador de Portugal em Paris, Jorge Torres Pereira, e o presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Luís Faro Ramos.

A abertura da cátedra "ilustra o reconhecimento das autoridades universitárias àquele que é um dos maiores pensadores portugueses da identidade portuguesa, da identidade lusófona e europeia e que teve parte da vida ligada à universidade de Nice".

No sul de França, José Luís Carneiro realizou ainda "um encontro muito amplo com empresários portugueses, que se encontram hoje como grandes investidores nos setores do imobiliário, agroalimentar e novas tecnologias, recuperação e hotelaria”, que têm “reconhecimento institucional” na região

de Nice, Mónaco “e mesmo na relação com Saint Tropez".

Também na Córsega, o secretário de Estado constatou "o reconhecimento importante pelo contributo social, cultural, económico e empresarial da comunidade portuguesa".

In «Sapo 24»