Uma nova marca para celebrar as relações culturais, históricas e de afeto entre a Bahia e Portugal. É assim que o Consulado Português na Bahia lança o projeto multicultural 'Bahia-Portugal: Pontos que nos unem' com o objetivo de celebrar a lusofonia.
O projeto “Bahia-Portugal: Pontos Que Nos Unem”, promovido pelo Consulado Português na Bahia, vai reunir eventos ligados à literatura, às artes plásticas, à filosofia e à música, entre os dias 16 de maio e 19 de junho, «colocando em diálogo portugueses e brasileiros que construíram pontes culturais e promoveram os enlaces sobre o Atlântico».
A marca vai servir como um catalisador de ações que acontecerão entre os meses de maio e junho, anualmente, para celebrar datas importantes como o dia 5 de maio (Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona) e o dia 10 de junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas).
«Salvador é uma das cidades brasileiras que mais preservam a ligação com Portugal. Foi a primeira capital, a primeira casa da família real no País. Faz todo sentido que tenhamos uma celebração à altura dessa história», diz a Cônsul-geral de Portugal na Bahia, Nathalie Viegas.
Este ano, o Consulado Geral de Portugal na Bahia tem como parceiro realizador das ações a Cátedra Fidelino de Figueiredo – Instituto Camões/UNEB, que irá promover o diálogo Bahia – Portugal, com o apoio das instituições académicas e culturais de Salvador.
Esta é uma iniciativa que visa estreitar ainda mais os laços entre o Brasil e Portugal, no ano em que Salvador foi eleita Capital da Cultura dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e em que se comemoram os 210 anos da chegada da família real à capital baiana.
Entre os destaques desta celebração vai estar a exposição “Língua Portuguesa: Pontos que nos unem”, que será aberta ao público no dia 16 de maio, em três estações do metro: Pituaçu, Pirajá e Rodoviária.
A programação do evento terá momentos de homenagem aos 100 anos do prédio do Gabinete Português de Leitura, a condecoração ao professor Edivaldo Boaventura e reverência ao legado de Agostinho da Silva.
Pode consultar a programação completa aqui: http://www.embaixadadeportugal.org.br