A cônsul-geral de Portugal em Londres não tem dúvidas sobre o futuro dos portugueses a viver no Reino Unido após consumação da saída da União Europeia ('Brexit'). Mesmo assim, alerta, há formalidades a cumprir.

PortuguesesReinoUnidoRegistoObrigatorio

Em declarações ao JM em Londres, a cônsul-geral Joana Gaspar revelou que mesmo com os procedimentos que estão a ser implementados no Reino Unido, nomeadamente o novo registo a que todos estão obrigados, os portugueses não precisam de temer sobre o seu futuro.
"A primeira coisa que todos os europeus terão de fazer é registarem-se. Esse registo só será aberto no final deste ano e será para a obtenção da residência permanente. Todos os europeus terão de o fazer, isso inclui todos os membros de uma família [crianças e avós] que vivam no Reino Unido e queiram continuar aqui", pormenorizou a cônsul-geral.
Este registo poderá ser feito via 'smartphone', tendo a facilidade de que as pessoas não irão necessitar de apresentar os registos de residência. Ainda assim, para quem queira continuar a viver em solo britânico terá de pagar 70 libras pelo registo, cerca de 80 euros.
Para os casos em que as pessoas de idade ou até mesmo com necessidades especiais não tenham acesso à internet «serão agendadas outras formas para ajudar a preencher os documentos e obter esse estatuto», indicou Joana Gaspar. O consulado português e as próprias associações recreativas portuguesas deverão também apoiar quem tenha dificuldades nos procedimentos que se iniciarão em finais de 2018.
«Uma família que esteja cá, com um contrato de trabalho, a viver a sua vida normalmente e a pagar os seus impostos não vai ter problemas», assegurou Joana Gaspar.

Apoio a portugueses não será negado
Por existir uma forte comunidade portuguesa espalhada pelo Reino Unido, estimada em cerca de 450 mil pessoas, o Consulado de Portugal criou também um e-mail para esclarecimento de possíveis dúvidas em torno da saída do Reino Unido da União Europeia ()
Ainda em torno da mesma questão, os representantes de Portugal têm realizado diversas reuniões por Londres. A próxima decorrerá já esta semana, a 9 de maio, Dia da Europa, na região de Lambeth entre as 19 e as 21 horas.
Esclarecer eventuais dúvidas que os portugueses possam vir a ter é o objectivo central destes encontros.

In «Jornal da Madeira versão impressa»