Os sócios do clube lusitano desfrutaram duma jornada preenchida de grandes surpresas para todas as idades.

Centro Portugues Celebrou
A Associação Civil Centro Português localizada em Macaracuay, em Caracas, promoveu no passado sábado 8 de abril um dia especial para os seus sócios, celebrando em conjunto a oitava edição do “Dia do sócio”. Neste dia o CP levou aos sócios diferentes atrações e recursos de forma que pudessem realizar as suas diligências ou usufruir do tempo em família sem ter de sair das instalações.

O evento começou pelas 8:30am no Salão Nobre, onde o clube disponibilizou diferentes expositores de produtos e serviços. Entre os expositores encontravam-se algumas marcas reconhecidas a nível nacional e internacional como o Banco Plaza, Seguros Mercantil, Kaplan, Atrio Travel Assist, Vumi, Fisco, Oikos Bienes y Raíces, entre outros.

Por outro lado, esteve presente a licenciada em Educação Nelida Albarran a promover o seu mais recente livro sobre mercado imobiliário. “Noções básicas para um assessor de vendas imobiliárias” é um manual onde a autora apresenta a importância do maestro e aborda temáticas importantes sobre a venda de bens imobiliários.

Adicionalmente, houve a participação especial de grupos do próprio CP para se promoverem unto do público, entre os quais marcaram presença o Ginásio Centro Português, a Sociedade de Damas de Beneficência a qual falou com as pessoas presentes sobre o trabalho que têm vindo a desenvolver ao longo dos anos, a Direção de Desporto do Centro Português na promoção da educação através da atividade física.

Por outro lado esteve presente a Direção de Cultura que realizou uma jornada para promover as tradições portuguesas e o próximo Festival Internacional de Danças Folclóricas que terá lugar este sábado nas instalações do CP. Adicionalmente, houve um stand dos representantes do Conselho das Comunidades Portuguesas na Venezuela para ter um contacto mais próximo com as pessoas da comunidade e ouvir as suas preocupações e sugestões; importa destacar que seis representantes do conselho de Venezuela reuniram nos dias 12 e 13 em Argentina para abordar diferentes temas que afetam à comunidade no Conselho Regional do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) para América do Sul e América Central.

Como tem vindo a ser feito em anos anteriores, o CORREIO esteve presente neste dia para fazer a cobertura de todos os acontecimentos. Foi possível, também, ter um contacto mais próximo com os membros da comunidade portuguesa em Caracas para poder conhecer em profundidade os assuntos que lhes preocupa ou que inclusivamente têm sido afetados por estes. Um dos principais temas referido em várias oportunidades foi o da insegurança e os elevados preços dos serviços e alimentos, um assunto comum tendo em consideração a situação vivida no dia a dia do país.

O evento dos expositores encerrou às 4:00pm, mas antes decorreu uma breve apresentação das candidatas a Rainha do Centro Português onde foram apresentadas varias fotografias das candidatas a mostrarem o seu talento e depois passou-se à área do bar onde estas se apresentaram formalmente perante os sócios, uma vez que no próximo dia 21 de abril ocorrerá o evento em si.

Depois das 4:00pm, decorreram vários eventos ao longo da noite para fechar com chave de ouro um grande dia. A Junta Diretiva do CP discursou agradecendo a todos os sócios por continuar a apostar na Venezuela e reafirmou o seu compromisso na difusão e ensino dos valores portugueses no país.

Foram feitas múltiplas rifas com o objetivo de retribuir aos sócios pela sua grande dedicação e apoio ao longo dos anos. Primeiro foi feito um sorteio onde um afortunado ganhou uma viagem grátis a Portugal, e da parte da Sociedade de Damas da Beneficência houve um sorteio para oferecer uma mamografia grátis e uma consulta de dentista.

Obviamente que a diversão não foi pensada só para os adultos, houve também inúmeras atrações para os mais pequenos na área da piscina, onde havia um colchão insuflável de escalada, música e uma apresentação de heróis e princesas no bar. Também no âmbito da celebração do Dia Internacional do Livro, o CP promoveu uma grande recolha de livros onde todos os sócios levaram textos que não estivessem a utilizar e assim fazer um donativo.

História do CP

A Associação Civil Centro Português foi criada no ano 1958, por um grupo de entusiastas portugueses, inspirados na ideia de estabelecer uma imagem prestigiosa de uma nação com quase 9 séculos de história. Uma vez que se assinalavam 478 anos da morte de Luís Vaz De Camões, este grupo de pioneiros escolheram o dia 10 de junho para dar início ao projeto. A primeira junta diretiva foi presidida por Daniel Moráis.

“O Dia do Sócio” é uma iniciativa que começou para dar um benefício adicional aos sócios, de forma que pudessem ter diferentes serviços dentro da instituição sem necessidade de que estes tivessem de sair das instalações para os ir buscar.

In «Correio da Venezuela»