A Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos (FPCBP), que este ano celebra trinta e seis anos de atividade, atribui na sua gala de cerimónia, 43 bolsas de estudo a alunos portugueses no Canadá, onde estão incluídas duas para a Universidade dos Açores e quatro para a Universidade Nova em Lisboa.
A presidente da organização, Michelle Jorge, revelou que “A evolução do ensino superior na comunidade luso-canadiana” foi o tema escolhido para a gala deste ano uma vez que para esta organização o programa de bolsas de estudo “é central” à missão da FPCBP e pretende precisamente estimular os jovens lusodescendentes a prosseguirem os estudos, desde o ensino secundário à pós-graduação.
“Quando atingimos um nível de educação mais elevado após o ensino secundário, abrem-se muitas portas e criam-se oportunidades para que os jovens portugueses possam avançar no ensino”, reforçou a FPCBP.
Antes da atribuição das bolsas de estudo, a federação procedeu à entrega de Prémios de Excelência, que distinguiram quatro luso-canadianos pelo seu sucesso, entre eles os empresários Ulysses Pratas e Manuel da Costa, a juíza Ana Costa e ao jogador de futebol americano Jonathan Langa.
A atribuição destas bolsas de estudo pretende criar oportunidades para os jovens luso-canadianos e lusodescendentes nas diversas áreas profissionais de todas as formas possíveis. Dos 43 estudantes distinguidos, estiveram representados 13 no ensino secundário, quatro no ensino politécnico e 26 no ensino universitário.