Na noite de 03 de março, a Casa de Portugal de São Paulo e o seu grupo folclórico preparou uma bonita festa para marcar mais um ano da Vindima da casa. Os convidados recebem na chegada uma cesta de uvas, assiste ao folclore português e também à representação da vindima, a colheita e pisa da uva do jeito tradicionalmente português, ao som da tocata.
Nesta noite, o folclore português esteve em destaque com duas apresentações especiais. Primeiro o palco da casa abriu com o Rancho Folclórico da Portuguesa Santista, que esteve em São Paulo com cerca de 25 componentes, segundo a ensaiadora Ana Luiza, e apresentando folclore de norte a sul de Portugal, muito aplaudido pelos presentes.
Depois, entrou o anfitrião, o Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo, com cerca de 40 componentes, fizeram uma bela festa no palco da casa, resumindo um pouco dos 44 anos de história do grupo.
Segundo o diretor Ernesto Lemos, a festa é uma realização do grupo e da diretoria da casa. “É uma festa bem tradicional, como o Vasco Monteiro falou, a primeira edição da Vindima fizemos em 1973 aqui na Casa de Portugal. Então faz muito tempo que realizamos essa festa”.
Com a casa cheia, em mais um ano, a festa da vindima é até hoje sucesso de público. “É uma festa bem típica, bem portuguesa e que as pessoas gostam muito” disse.
Este ano, 600 quilos de uvas que veio do interior de São Paulo foram usados na festa. “Nós temos uma parreira com as uvas penduradas, então nós dançamos, depois fazemos a colheita da uva, vamos pisar a uva e fazer a nossa merenda, como falamos em Portugal, para todo mundo participar com o grupo”.
Um momento esperado pelo público, onde os componentes do grupo folclórico participam da vindima, e no palco da casa, distribuem tremoços e o disputado folar enquanto é feita a colheita e pisa das uvas.
E o Grupo Folclórico da Casa de Portugal começou o ano com a agenda cheia de apresentações para São Paulo, seguindo também para Santos, neste começo de 2018. “Temos bastante apresentação já agendada para este ano, começando bem graças a Deus”.