Governante madeirense estará a 4 e 10 de abril em terras sul-africanas. No final do mês, de 24 a 27, desloca-se a Caracas.

viagensSRE
Está confirmada a visita do Secretário Regional Jorge Carvalho à Venezuela, tal como o JM anunciou oportunamente. Mas antes dessa deslocação, por iniciativa do governo madeirense, prevista para o período de 24 a 27 de abril, o governante viaja a África do Sul a convite do secretário de Estado das Comunidades.
O motivo principal da visita a terras sul-africanas está relacionado com a inauguração da Chancelaria do Consulado Geral de Joanesburgo que terá lugar no dia 5 de abril em Joanesburgo, cerimónia que será presidida por José Carneiro, secretário de Estado das Comunidades.
Fruto do excelente relacionamento entre os Executivos nacional e regional, ao nível das que envolvem as Comunidades, José Luís Carneiro entendeu incluir Jorge Carvalho na comitiva oficial que se desloca à África do Sul, a exemplo do que já se verificara anteriormente com o ex-governante Sérgio Marques, no tocante à Venezuela.
Para além dos compromissos em Joanesburgo no dia 5 de abril, que inclui também um encontro com a comunidade lusa dinamizado pela Academia do Bacalhau, a comitiva de governantes portugueses desloca-se também a Pretória. Essa visita ocorre no dia 6 de Abril e contempla um encontro com diversas personalidades da comunidade portuguesa, sobretudo empresários dessa cidade e também de Joanesburgo, que culminará com um jantar na Casa Social da Madeira de Pretória.
Antes da tradicional extensão das visitas oficiais à Cidade do Cabo, José Luís Carneiro e Jorge Carvalho deslocam-se a Vanderbylpark para um encontro com a comunidade portuguesa local. Almoçam em Welkom e jantam em Bloemfontein.

Finalmente, no Cabo e já no dia 8 de Abril, a comitiva oficial encontra-se com os membros da comunidade portuguesa, num encontro organizado pela Associação do Cabo da Boa Esperança e pela Academia do Bacalhau. O dia seguinte está reservado para uma visita ao Centro Português de Cultura e Beneficência do Cabo da Boa Esperança.

Venezuela no final do mês
Quinze dias após regressar à Madeira, o secretário regional Jorge Carvalho volta a embarcar rumo às Comunidades madeirenses, desta vez para uma visita a várias cidades da Venezuela. É a concretização de «ponto de honra» do Executivo madeirense que desde sempre se mantém ligado à Comunidade Luso-venezuelana, onde um número significativo de famílias madeirenses vive dias dramáticos.
Trata-se do regresso do Governo Regional a uma comunidade que há poucos anos extravasava prosperidade e que agora reflete a Venezuela mergulhada numa crise política e social.
O gabinete do governante que agora tem a tutela das Comunidades Madeirenses ainda não ultimou o programa da visita, que decorrerá por iniciativa do Governo Regional entre os dias 24 e 27 de Abril, e que deverá centrar-se no eixo Caracas-Maracay-Vlencia.
Tal como o JM já noticiou, o governante pretende dar um sinal, junta da significativa comunidade madeirense na Venezuela, que o Governo Regional não se associa apenas a festividades. A visita ocorre algumas semanas antes das Eleições Presidenciais na Venezuela.
Para além da atenção particular à situação na Venezuela, o Governo Regional está também a concertar as Celebrações do Dia da Madeira nas várias comunidades madeirenses no mundo. Este ano perspetivam-se deslocações ao mais alto nível: para além do secretário que tutela a pasta das comunidades, estão também previstas deslocações do presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, bem como do Presidente do Governo Regional, em datas diferentes de 1 de Julho mas que pretendem assinalar o Dia da Região.

In «JN Impresso»