Thetford foi alvo de uma visita consular para esclarecer a população da região quanto ao Brexit, saída do Reino Unido da União Europeia em 19 de Março de 2019.

thetford

Com a presença da Cônsul Geral de Portugal em Londres, Joana Gaspar, e um advogado especialista em imigração para o Reino Unido, Christopher Desira, deram o seu parecer quanto ao ponto da situação e desenvolvimentos do assunto e, sobretudo, responderam a uma quantidade de perguntas, que ilustram bem a ansiedade que os portugueses vivem de momento.

A sessão de esclarecimento realizou-se na bonita Igreja de St. Peters, no centro da cidade de Thetford, onde está a Inspire Focus e o Piano Bar.

Ficou claro que há compromissos tomados pelo Governo britânico, mas ainda no ar muita incerteza, fruto de ainda não estar publicada a nova lei de imigração e do acordo com Bruxelas ser um documento de princípio, ainda por ratificar.
O mais importante desta sessão de esclarecimento, a certeza de que os portugueses não estão sozinhos neste difícil momento e que o movimento diplomático em Londres e Manchester continuam a mediar e a informar a nossa comunidade, à medida que o tempo da cisão se aproxima e Governo britânico vai dando voz às decisões tomadas. Uma preocupação que tem sido bem explicada pela Cônsul Geral de Portugal em Londres, Joana Gaspar, agora em Telford, mas por todo o lado onde se tem deslocado.

Não esquecer também o que foi bem explicitado pela diplomata portuguesa durante o encontro, no que diz respeito ao cuidado em ter para não cair em especulações absurdas quando tudo estiver preparado para o preenchimento do pedido para o ‘settlement status’, no fundo o documento (Visa) de residência permanente.

Todos os que quiserem informações do Consulado sobre Brexit, deverão contactar os serviços especializado naquele órgão do Estado Português através do email

In «Jornal as Notícias Uk»