A língua portuguesa nos Estados Unidos está a sofrer uma 'mudança de paradigma' sendo utilizada na relação intergeracional, mas também na valorização profissional dos jovens, declarou o diretor regional das Comunidade dos Açores.

UsodaLinguaPortuguesaEUA

Os jovens da segunda e terceira gerações de açorianos radicados nos Estados Unidos estão a usar a língua portuguesa, não apenas no diálogo com os seus avós e pais, mas também como uma forma de valorização profissional.

Paulo Teves, diretor regional das Comunidade dos Açores, destacou um encontro que manteve com cerca de 300 alunos de português de três escolas do ensino secundário e da California State University, onde foi sublinhado o seu valor "extremamente importante" na vertente da empregabilidade.

Para o responsável pelas relações dos Açores com as comunidades de emigrantes de origem açoriana, "tem-se assistido a um maior interesse por parte dos jovens" no uso da língua, havendo ainda interesse dos mesmos em visitar a terra de origem dos pais e avós.

Na 42.ª Conferência Anual da 'Luso-American Education Foundation'(LAEF), a decorrer na Califórnia, está a ser analisada a definição de uma estratégia de ação para a promoção da língua e da cultura portuguesas na Califórnia, onde se concentra a maior comunidade de emigrantes de origem açoriana, a par da costa leste dos Estados Unidos.

Para além da presença no encontro, Paulo Teves reuniu-se com o 'Portuguese-American Leadership Council of the United States'( PALCUS) e participoiu na noite cultural portuguesa, que reuniu a comunidade residente, a par da inauguração da exposição "Celebrando 15 anos da maré cheia nas páginas do 'Tribuna Portuguesa'".

No dia 17 de março, terceiro e último dia da deslocação à Califórnia, Paulo Teves reúne-se com a direção da 'California Portuguese American Coalition' (CPAC) e está presente na cerimónia de entrega de prémios da Conferência Anual da LAEF.

A LAEF é uma fundação sem fins lucrativos, fundada a 12 de junho de 1963 por um grupo de cidadãos de origem portuguesa, cujos objetivos visam a promoção e patrocínio da língua e cultura portuguesas no território norte-americano.

Como principais atividades da LAEF destaca-se a Conferência Anual sobre Educação, que se realiza desde 1975, a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, desde 1966, a atribuição de bolsas de estudo para estudantes universitários, também desde 1966, a par da realização de um curso de verão para estudantes do ensino secundário

in «Revista Port»