O Português é cada vez mais ensinado no Canadá como língua segunda ou estrangeira, afirmando-se como uma importante língua de comunicação internacional.
Os professores de português no Canadá criaram uma associação que pretende apoiar os docentes no desenvolvimento e na investigação da língua portuguesa.
A associação “visa apoiar os programas de português, o desenvolvimento e a formação profissional dos docentes e a investigação sobre o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa e das culturas lusófonas”, afirmou Anabela Rato, presidente da Associação Canadiana de Professores de Português (CATpor).
A CATPor foi concebida com o principal objetivo de “promover diálogos produtivos entre os diferentes membros da associação”, abrangendo não só os docentes desde o ‘Early Learning Program’ ao ‘Grade 12′, como também os professores das instituições de ensino superior e das escolas comunitárias.
No Canadá, há cerca de 130 professores de português em todos os níveis de ensino.
A associação nasceu de “um espírito de troca de salutares sinergias entre diferentes profissionais de educação”.
“Neste caso concreto, a associação nasceu de um desafio que me foi lançado pela Coordenadora do Ensino de Português no Canadá, Ana Paula Ribeiro: o unir, numa associação, todos os professores que se encontrem a ensinar português no Canadá. E, reconhecendo a importância que a mesma teria, rapidamente o abracei, com o maior gosto”, acrescentou a docente à agência Lusa.
A associação vai ser apresentada oficialmente no simpósio ‘Ensino de Português no Canadá’, a ter lugar no dia 28 de abril.
Além de sessões de formação programadas, de intervenções da Coordenação do Ensino e dos elementos da sua direção, terá a presença de professores delegados, em representação das várias escolas e universidades das diferentes províncias do país.