O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM (IVBAM) em conjunto com cinco empresas exportadoras de Vinho Madeira – Henriques & Henriques; Madeira Wine Company; Justino’s Madeira Wine, Caf – Madeira Vintners e Vinhos Barbeito – irá, uma vez mais, marcar presença na próxima edição da feira Prowein que se realizará em Dusseldorf, entre os dias 18 e 20 de Março.
À semelhança de outras feiras vínicas, o stand do Vinho Madeira estará inserido no stand global da Viniportugal – Wines of Portugal, localizado neste espaço.
No âmbito da participação do Vinho Madeira, nesta importante feira, realizar-se-á ainda um seminário intitulado «Madeira, a World to Discover», no dia 18 de Março pelas 12 horas, ministrado por Nádia Meroni, chefe de divisão do Departamento de Promoção do IVBAM.
Neste seminário será apresentada a Região Demarcada da Madeira, com a caracterização das suas especificidades únicas, desde o clima, o solo, o relevo e a naturalmente a apresentação das castas que lhe dão origem, após o que será realizada uma prova comentada de cinco vinhos Madeira das empresas que marcarão presença na Prowein.
A Prowein é a maior feira mundial de vinho e bebidas espirituosas onde se reúnem os profissionais dos sectores vínico e de bebidas espirituosas, com cerca de 6.615 expositores, de 60 países, incluindo as regiões vitivinícolas mais importantes do Mundo. No ano transacto, esta feira contou com a visita de cerca de 58.500 profissionais do sector vínico, a grande maioria com cargos intermédios e de topo, provenientes de mais de 130 países e ainda a visita de cerca de 1.500 especialistas do sector vínico, de 46 países.
Este certame é considerado o maior ponto de encontro entre quem vende e quem compra no mercado mundial de vinho, sendo por isso estrategicamente relevante a presença do Vinho Madeira com o intuito de potenciar novas oportunidades de negócios num panorama internacional. De referir ainda que a Alemanha é o 3º maior mercado das expedições do Vinho Madeira a nível comunitário.
A participação nestas feitas é co financiada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.
In «Diário de Notícias da Madeira impresso»