Governante madeirense visita a comunidade numa altura de grave crise que afecta toda a população na Venezuela.

JorgeCarvalhoVenezuela

O Secretário Regional Jorge Carvalho desloca-se em breve a várias cidades da Venezuela onde uma parte significativa da comunidade madeirense vive dias dramáticos. Trata-se do regresso do Governo Regional a uma comunidade que há poucos anos extravasava prosperidade e que agora reflecte a Venezuela mergulhada numa crise política e social.
O Governante que agora tem a tutela das Comunidades Madeirenses confirmou ao JM os preparativos para uma deslocação que, desta vez, decorrerá apenas por iniciativa do Executivo Regional, ou seja, fora do âmbito das habituais incursões da Secretaria de Estado das Comunidades.
Segundo apurou o JM, o programa da visita e as respectivas datas ainda não estão definida mas é dado adquirido que deverá concretizar-se em breve, por determinação do Secretário Jorge Carvalho, que assim pretende dar um sinal junto da significativa comunidade madeirense na Venezuela, que o Governo Regional não se associa apenas a festividades.

Dia da Região
A deslocação quase imediata de Jorge de Carvalho à Venezuela tem tudo a ver com a sensibilidade deste governante para as questões da diáspora, sobretudo atento às circunstâncias que marcam o quotidiano político social naquele país da América Latina, onde residem milhares de famílias oriundas da Madeira.
Paralelamente a esta atenção particular à situação na Venezuela, O Governo Regional está também a concertar as celebrações do Dia da Madeira nas várias comunidades madeirenses no mundo. Este ano, sabe o JM, perspectivam-se deslocações ao mais alto nível: para além do secretário que tutela a pasta das comunidades, estão também previstas deslocações do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, bem como do Presidente do Governo Regional, em datas que pretendem assinalar o Dia da Região, embora possam não coincidir com o feriado de 1 de Julho.

In «JM edição impressa»