Iniciativa contou com técnicos de 10 câmaras municipais, da ACIF e da AJEM, entre outros.

formacao

 

A Região acolheu, pela primeira vez, o Curso de Formação de Formadores em Empreendedorismo para Imigrantes, que se realizou anteontem e ontem, com a participação de 23 técnicos de diferentes instituições públicas e privadas.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Secretaria Regional da Educação e o Alto Comissariado para as Migrações e culminou, ontem à tarde, com a entrega de diplomas aos formandos.
O governante com a tutela da Educação, Jorge de Carvalho, explicou ao JM que a ideia «é que as diferentes entidades regionais que estão na linha da frente do contacto com os imigrantes possam estar munidas de informação, de ferramentas, que sejam facilitadores desses processos».
«Sabemos que uma pessoa que vem para um país diferente desconhece os procedimentos do ponto de vista burocrático ou normativo, e as instituições que podem colaborar ou ajudar num conjunto de processos», frisou.
Assim, este primeiro curso na Madeira, que se tem repetido um pouco por todo o país, contou com técnicos de 10 câmaras municipais, da ACIF e da AJEM, entre outros, que ficam agora «habilitados a poder ajudar quem os procure».
De igual forma, Ana Couteiro, uma das formadoras e coordenadora do Gabinete de Apoio ao Empreendedor Migrante do Alto Comissariado para as migrações, adiantou ao nosso jornal que a vinda à Madeira teve como intuito divulgar «a metodologia que temos utilizado com imigrantes mas que pode ser aplicada por estes técnicos aqui presentes, no território».
Essa é uma «metodologia muito prática, em que tentamos ter uma proximidade bastante grande com o participante, tentando acompanhar o participante desde a fase inicial da criação de negócio, até à frase de implementação», referiu.

In «Jornal da Madeira»