Portugal foi eleito "Melhor Destino do Mundo" nos World Travel Awards. Lisboa é o "Melhor Destino para City Break" e Madeira "o Melhor Destino Insular". Ao todo, o país leva seis prémios para casa.

 

PTWorldTravelAwards


Portugal foi eleito o “Melhor Destino Turístico do Mundo” na cerimónia dos World Travel Awards, que aconteceu este domingo no hotel JW Marriott Phu Quoc Emerald Bay, no Vietname. Portugal torna-se assim, segundo a Lusa, o primeiro país europeu a conquistar o título, depois de derrotar concorrentes como o Brasil, Grécia, Maldivas, EUA, Marrocos, Vietname ou Espanha.

A distinção máxima é acompanhada de mais prémios: Lisboa ganhou, pela primeira vez, o prémio de “Melhor Destino para City Break” e a Madeira foi considerada “Melhor Destino Insular do Mundo”.

Segundo o Diário de Notícias, os Parques de Sintra-Monte da Lua foram considerados o “Melhor Exemplo de Recuperação de Património “, sendo que a entidade Turismo de Portugal levou para casa os prémios “Melhores Campanhas de Promoção Turística” e “Melhor Organização de Turismo do Mundo”.

Portugal arrasou na cerimónia da 24º edição dos World Travel Awards, também conhecidos como “os óscares do turismo”, ao acumular um total de seis distinções.

O reconhecimento de Lisboa como o Melhor Destino Mundial para City Break é fruto do crescente prestígio da cidade e do investimento na requalificação do património, na disponibilização de novos equipamentos e do enriquecimento da oferta cultural e gastronómica, que beneficiam quem visita a capital portuguesa e nela trabalha ou vive”, refere Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, em comunicado enviado às redações.

A Madeira, que recebeu o prémio pela terceira vez consecutiva, tal como refere o Diário de Notícias da Madeira, concorreu com outros 17 destinos, incluindo Bali, Barbados, Ilhas Coook, Creta, Fiji ou Jamaica.

Em setembro deste ano, Portugal foi pela primeira vez eleito “o melhor destino da Europa”, título atribuído pelos World Travel Awards. A boa notícia não veio sozinha, com Portugal a ser o país que mais galardões arrecadou na cerimónia que aconteceu a 29 de setembro em S. Petersburgo — ao todo, foram 37 “óscares”, 30% do total, mais 13 do que no ano anterior.

A meta seguinte era, naturalmente, vencer o título de “Melhor Destino Turístico do Mundo”. Em setembro, Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, assegurava à Lusa que ganhar o prémio seria “um claro indício de que estamos no bom caminho, aquele que mostra a diversidade que temos para oferecer, de norte a sul, do litoral ao interior”.

Os World Travel foram criados em 1993. A votação é realizada pelo público em geral e por mais de 200 mil profissionais de Turismo, oriundos de 160 países.

In «O Observador»