A Semana da Moda de Paris arranca terça-feira e conta com a apresentação da nova coleção de Fátima Lopes a 01 de outubro e a promoção das coleções primavera/verão 2018 de mais cinco ‘designers’ portugueses.
Em entrevista telefónica à agência Lusa, a criadora Fátima Lopes conta que o seu desfile em Paris está marcado para o próximo domingo, pelas 14:00 locais (13:00, em Lisboa), no Salão Nobre da Câmara de Paris.
“O tema do desfile é ‘Birds’ [Pássaros, em português], e as manequins irão desfilar ao som de um pianista que irá tocar ao vivo, junto com um DJ, música feita para o desfile”, conta Fátima Lopes, sublinhando, com orgulho, que vai apresentar o seu 38.º desfile em Paris.
Fátima Lopes estreou-se na Semana da Moda de Paris há 19 anos, tendo a primeira vez acontecido em março de 1999, recordou a ‘designer’.
Em paralelo ao desfile de Fátima Lopes, a moda portuguesa vai também ser promovida em feiras e ‘showrooms’, como na 3rd Eye Showroom e na Tranoï Paris, que vão decorrer em simultâneo à Semana da Moda de Paris, e onde vão estar patentes trabalhos dos ‘designers’ Susana Bettencourt, Carla Pontes, Alexandra Moura, Luís Buchinho, Katty Xiomara e ainda da marca Babash Design.
As criações dos ‘designers’ Susana Bettencourt, Carla Pontes, Alexandra Moura e Luís Buchinho vão ser promovidas no 3rd Eye Showroom, entre quarta-feira e 03 de outubro, avançou hoje à Lusa Rafael Rocha, diretor de comunicação da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e do Portugal Fashion (PF).
O PF, projeto português que tem o objetivo de promover a nível internacional e nacional o setor têxtil e vestuário, apoia também nesta edição da Semana da Moda de Paris a marca Babash Design, que vai ser promovida na feira Tranoï Paris, entre os dias 29 de setembro a 02 de Outubro.
As novas criações primavera/verão 2018 da ‘designer’ Katty Xiomara, que as estreou no passado dia 11 de setembro, em Nova Iorque, vão estar patentes na Modelshowroom, evento que decorre entre 29 de setembro e 04 de outubro, em paralelo à semana da moda de Paris.
A campanha primavera/verão 2018 da moda portuguesa vai “concentrar-se na dinâmica de ‘showrooms’ e feiras, potenciada pelo apoio promocional do braço comercial do Portugal Fashion, o projeto Next Step”, explicou Rafael Rocha.
Em Paris vão desfilar marcas como a de Christian Dior e Saint Laurent, Lanvin, Guy Laroche e Kenzo, Chloé, Paco Rabanne e Isabel Marant, Loewe, Nina Ricci e Ungaro, Vivienne Westwood e Comme des Garçons, Givenchy, Balenciaga, Valentino e John Galliano, Stella Mccartney e Alexander McQueen. As marcas Channel, Miu Miu, Louis Vuitton e Paul & Joe, no dia 03 outubro, são alguns dos desfiles programados para fecharem a Semana da Moda de Paris, segundo o calendário oficial do evento.
Na página da Internet do Portugal 2020, na lista de operações aprovadas e reportadas a 30 de novembro de 2016, pode ler-se que o PF, promovido pela ANJE em colaboração com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, teve um fundo total aprovado de oito milhões de euros, para o triénio 2015/2017, para “desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as Pequenas e Médias Empresas, “especialmente no que respeita à internacionalização”.