Uma associação ligada às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo lançou este fim-de-semana uma plataforma que se propõe ser "a maior e mais completa" base de dados de "tudo o que diga respeito" à diáspora portuguesa. O ''site'' da Diáspora Lusa (www.diasporalusa.pt) está online desde sábado e tem já disponível parte de uma lista de mais de 5.000 associações, órgãos de comunicação social, centros culturais, consulados ou mesmo restaurantes de portugueses ou luso-descendentes em mais de 950 cidades, de 120 países.
"Vejo a dificuldade que [os emigrantes e luso-descendentes] enfrentam para muitas vezes estabelecer ligações, obter um mero esclarecimento. Este portal serve para saberem onde está o quê", explicou à Lusa o mentor do projeto, António Delgado, que criou a plataforma através da associação RIGORICORAGEM: de Portugal para o Mundo, sediada em Ponta Delgada.
Com 10 anos de ligação profissional às comunidades - como representante em Portugal de portugueses residentes no estrangeiro - o advogado decidiu criar a plataforma para suprir uma lacuna que detetou existir. "Eu sei que existem outras plataformas, outros ''site's', mas achei que as informações estavam um pouco dispersas, conseguimos encontrar os consulados num ''site'', conseguimos encontrar algumas associações noutros 'site's, mas devia haver uma compilação de toda esta informação que está dispersa", afirmou.
Notícias sobre Portugal e a diáspora Além do diretóriode contactos, que pretende estar em constante atualização, a plataforma pretende disponibilizar notícias sobre Portugal e a diáspora, bem como divulgar iniciativas, personalidades e casos de sucesso referenciados por entidades ou Portugueses residentes no estrangeiro.
Pretende ainda servir como plataforma de apoio, para receber e reencaminhar pedidos de contactos ou esclarecimentos e até criar páginas de Internet para as associações ou outras entidades que queiram ficar associadas à Diáspora Lusa. Para breve, a associação promete ainda a criação de uma aplicação móvel para acompanhar as novidades da Diáspora Lusa. "Espero que [a plataforma] sirva para aquilo para que foi criada: o esclarecimento e a ajuda para quem vive no estrangeiro e que possa ser uma referência junto da comunidade lusa espalhada pelo mundo", disse ainda António Delgado, apelando às associações e entidades que não estejam ainda referenciadas no 'site', para que entrem em contacto com a plataforma, que as incluirá de imediato.
A associação RIGORICORAGEM - De Portugal para o Mundo visa "promover a unidade e o orgulho nacionais, numa relação estreita entre Portugal, as comunidades migrantes, os países lusófonos e outros parceiros ao nível internacional".