Nos próximos dias 1 e 2 de Setembro, decorrerá no palco da Junta de Freguesia de São Martinho o XX Festival de Etnografia e Folclore de São Martinho, começando em grande um mês que estará repleto de diversas actividades culturais e desportivas na freguesia.

 

festival etnografia

 

Prosseguindo o investimento na cultura, a Junta de Freguesia de São Martinho, dá continuidade a uma festa que vai às raízes da história da Região, tão vincada nos cantares e bailados que tanto caracterizam o folclore regional, nacional e internacional.

No primeiro dia haverá as atuações do Grupo de Folclore da Casa do Povo da Ribeira Brava, seguido da Ronda Típica do Carreço, de Viana do Castelo, depois atuará o Grupo de Folclore das Lapas, de Torres Novas, seguindo-se o Grupo de Folclore e Cultural da Casa do Povo de São Martinho. Da Holanda virá o grupo Folkloredanser, seguido do Grupo Folclórico do Centro Cultural de Santo António, depois o Grupo de Folclore Monteverde e para finalizar o Grupo Folclórico Cantas e Cramóis de Pias, Cinfães.

O segundo dia abrirá com o Grupo Folclórico e Recreativo de São Martinho, segue-se a atuação do Grupo Folclórico Romarias Antigas do Rochão, depois o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula, depois atuará o Grupo Folclórico e Etnográfica da Boa Nova. Da Polónia virá o grupo Folk Dance and Songs Ensemble Maly Slask, seguido do Grupo Folclórico de Santa Rita e para fechar o festival, teremos o Grupo Cultural Os Medroenses de Vila Real.

Nesta vigésima edição deste festival, graças a diversos intercâmbios com os grupos de folclore regional, a iniciativa conta com 4 grupos do continente, um da Holanda e um Polaco, “engrandecendo assim o Festival de Folclore de São Martinho, que de ano para ano tem vindo a ganhar espaço no panorama cultural da região, afirmando-se como um dos mais importantes festivais de folclore”, refere a nota de imprensa.

O palco será decorado por João Egídio

A organização é da Junta de Freguesia de São Martinho, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, da Secretaria Regional da Agricultura, do Instituto do Vinho e Bordado da Região Autónoma da Madeira e da GESBA.

O Festival começa às 20h e a entrada é livre.

In «Diário de Notícias da Madeira»