Fábio Mendonça, aluno do doutoramento em Sistemas Ciber-Físicos em Rede e Cooperativos (NETSyS), do Instituto de Tecnologias Interactivas da Madeira (M-ITI), ganhou o prémio de melhor artigo ciêntífico.

 

PrémioMIT

 

Uma distinção ocorrida no âmbito da 5ª Conferência de Trabalho Internacional IEEE sobre Inteligência Bioinspirada (IWOBI 17), através de um trabalho coautorado pelo aluno Sheikh Mostafa e pelo professor Fernando Morgado-Dias, também investigadores do M-ITI, Juan Navarro-Mesa, da Universidade de Las Palmas, Gran Canária, e Gabriel Juliá-Serdá, do Hospital Universitário de Gran Canaria Dr. Negrın.

Intitulado ‘Um sistema portátil minimamente invasivo para detecção de apneia do sono’, explora o trabalho do Fábio Mendonça, no desenvolvimento de um dispositivo portátil minimamente evasivo para a detecção da apneia do sono, utilizando apenas a medição de oxigénio no sangue (oximetria).

Este dispositivo é capaz de recolher a saturação de oxigénio e sinais de pulsação, que são enviados por wireless para uma estação de processamento, onde uma aplicação regista e analisa a informação e que poderá, em breve, revolucionar a vida de milhares de pessoas com esta condição, fortemente associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, aumento de morbilidade e mortalidade.

É especialmente relevante nos dias de hoje, nos quais se assiste à mudança dos cuidados de saúde de um foco primário e cuidado especializado, para a prevenção e o bem-estar. As desordens do sono, tais como a apneia do sono, têm ganho cada vez mais relevância, havendo muita procura pelos métodos de detecção e monitorização do sono não evasivos, como este.

O estudo, que envolveu 35 pacientes, insere-se no âmbito do doutoramento em Sistemas Ciber-Físicos em Rede e Cooperativos (NETSyS), um programa em parceria com o Instituto Superior Técnico/ U. Lisboa, Universidade de Carnegie Mellon e M-ITI.

In «Diário de Notícias da Madeira»