A Casa do Povo de São Roque do Faial organiza, amanhã, o XIV Encontro de Emigrantes de São Roque do Faial. Esta atividade faz parte do plano de atividades desta instituição.

XIVSRoque

A data prevista, segundo a organização do evento, deve-se ao facto de neste fim-de-semana celebrar-se nesta paróquia a solenidade do nosso padroeiro São Roque e por esse motivo, é nesta altura do ano que se encontra, entre nós, um maior número de emigrantes oriundos de diversos países de acolhimento.

O objetivo da Casa do Povo com mais esta atividade é proporcionar aos emigrantes momentos de convívio e de confraternização entre eles e a população em geral. Serve este encontro, também, para mostrar aquilo que se vai fazendo na Freguesia em prol da cultura, nomeadamente nos grupos recreativo - culturais que a Casa do Povo possui.

A Casa do Povo decidiu há 12 anos criar um Prémio de Distinção denominado “São Roque Peregrino” que é entregue anualmente a um emigrante desta freguesia. Pretendemos assim reconhecer o mérito daqueles que deixaram a nossa região e que por algum motivo se tenham distinguido na terra que os acolheu. O nome atribuído à distinção deve-se ao fato do nosso padroeiro Glorioso São Roque, ter sido, também, emigrante, pois foi como peregrino que se dedicou à evangelização mais concretamente ajudando os doentes de lepra.

Para que esta atividade seja uma realidade a Casa do Povo teve a colaboração Secretaria Regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais, Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, Câmara Municipal de Santana, Igreja Paroquial de São Roque do Faial, Junta de Freguesia de São Roque do Faial, Confraria de São Roque e Confraria do Santíssimo Sacramento.

in Jornal da Madeira