A comunidade portuguesa nos estados de Nova Jérsia, Nova Iorque e Florida, nos EUA, já angariou 338 mil dólares (perto de 290 mil euros) para apoiar as vítimas dos fogos de Pedrógão Grande.
A maior contribuição para este montante vem da campanha “Juntos por Portugal”, que reúne mais de 30 associações do estado de Nova Jérsia e angariou 202 mil dólares através de diversos eventos.
O presidente do Sport Clube Português de Newark, Jack Costa, que liderou a iniciativa, disse à Lusa que a campanha “está a trabalhar com a câmara de Pedrógão Grande para obter a lista oficial das pessoas que perderam a sua primeira residência” para que possam entregar os fundos.
O responsável disse que “um grupo de pessoas da organização irá a Portugal entregar os fundos, directamente, sem intermediário.”
No estado de Nova Iorque, foram angariados 106 mil dólares. O maior montante vem do Grupo de Residentes de Farmingville, com o apoio do Portuguese American Center of Suffolk, que reuniu 50 mil dólares.
Outros fundos vêm da empresa “Big Apple Supply”, com o apoio do Alheirense Cultural Center de Mineola, da Academia de Bacalhau de Nova Iorque, da organização Daughters of Portugal, ou do New York Portuguese American Leadership Conference (NYPALC).
Mais a sul, no estado da Florida, uma campanha em Palm Coast conseguiu reunir 30 mil dólares.
“Como todos os portugueses, acordámos naquele fim de semana e decidimos que tínhamos de ajudar. Percebi que tínhamos de coordenar a ajuda e contactei os líderes das associações no estado de Nova Jérsia para trabalharmos em conjunto”, explicou Jack Costa.
Em outros estados dos EUA, líderes associativos também organizaram eventos solidários.
Segundo o ministério dos Negócios Estrangeiros, todas as iniciativas de ajuda deverão ser endereçadas para o Ministério da Administração Interna, que está a coordenar os esforços.