O 'Apoio Social aos Idosos Carenciados’ tem um valor mínimo de 30 euros.

PortugalApoiaEmigrantesIdosos
Portugal disponibilizou apoio financeiro a 829 emigrantes idosos em 16 países diferentes, entre outubro e dezembro do ano passado, através da iniciativa designada ‘Apoio Social aos Idosos Carenciados’, escreve o Diário de Notícias.

Casa, alimentação e cuidados de saúde e higiene são os principais serviços proporcionados pelo projeto, que abrange portugueses com mais de 65 anos que vivam no estrangeiro e sejam carentes de meios de subsistência.

O programa em questão, criado no ano de 2000, tem um valor mínimo de 30 euros e o valor muda consoante o país a que se destina. Segundo adiantou ao matutino o Ministério dos Negócios Estrangeiros, há dois anos “a medida envolveu um montante de cerca de 1,75 milhões de euros e, em 2016, cerca de 1,65 milhões de euros”.

“A título de exemplo, entre 2015 e 2017 (à data de 20 de julho), foram atribuídos, sob proposta da Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), 22 apoios financeiros, num valor aproximado de 230 mil euros, visando especificamente o apoio a projetos desenvolvidos por associações portuguesas no estrangeiro com impacto direto ou indireto na qualidade de vida de idosos portugueses carenciados”, explicou ao DN a DGACCP.

In «Revista Port»