1. A importância do passado para a compreensão do presente foi lembrada pelo Presidente do Governo Regional, Dr. Miguel Albuquerque, que sublinhou, por um lado, a vocação Atlântica de Portugal e a urgência em assumir uma posição de vanguarda, e por outro lado, a diáspora como trunfo para reforçar a posição de Portugal no mundo.

 

Conclusões Fórum

2. Foi assinalada a necessidade de uma política centrada na cooperação cultural e económica em todos os destinos da emigração Madeirense.

3. Neste momento particular, em que a Comunidade Madeirense radicada na Venezuela atravessa uma situação difícil, foi sugerida uma agilização de esforços entre autoridades e toda a população para acolher os que manifestem vontade em regressar à Madeira, notando que o Governo Regional, em cooperação com o Governo Central, está já a preparar alterações nos campos da Saúde, Habitação, Ensino e Segurança Social.

4. O Fórum manifestou à comunidade madeirense radicada na Venezuela, país que atravessa uma complexa crise política, económica e social, a sua solidariedade incondicional e exortou os Governos Regional e da República a, numa estreita cooperação institucional, se empenharem na ajuda aos nossos que se encontram a viver na pátria de Símon Bolivar, bem como a todos os que entendam regressar.

5. Foi manifestado o reconhecimento pelas medidas de carácter excepcional que estão igualmente a ser tomadas pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, nomeadamente ao nível do reforço do corpo consular no sentido de dar resposta às solicitações; da consolidação do ensino da língua e cultura portuguesa; da criação de uma equipa multidisciplinar com o objectivo de validar competências; do fomento do empreendedorismo; da resolução de casos particulares e apoio a famílias carenciadas.