O Centro de Formação e Investigação em Turismo da Universidade da Madeira (CFIT-UMa) promoveu esta semana no Auditório da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas, a palestra ‘Os Custos da Insularidade no Turismo’, tendo como oradores José Lopes, Diretor Comercial da Easyjet para Portugal, e Josep Valls, Coordenador do CFIT-UMa.
Durante a sua intervenção, José Lopes, afirmou que apesar do aeroporto da Madeira ser o mais caro do país, e com questões singulares de operacionalidade, a Madeira continua a ser um destino muito atraente e um dos favoritos por parte dos passageiros da Easyjet.
No período de verão, esta companhia aérea low cost realiza cerca de 40 voos semanais para a Madeira a partir de Lisboa e de quatro aeroportos no Reino Unido. Entretanto, em maio de 2016, vai entrar em operação um voo a partir do Porto, com quatro voos semanais.
Por sua vez, o Coordenador do CFIT-UMa, Josep Valls, abordou a questão dos custos dos transportes, nomeadamente das taxas portuárias e aeroportuárias, das mais caras da Europa e do país, respetivamente, defendendo que o custo existente para aqueles que viajam para uma ilha, deveria ser resolvido com a subsidiação, à semelhança do que aconteceu com os residentes, com a criação de um subsídio de mobilidade. No que diz respeito aos transportes de mercadorias, Josep Valls lembrou que a Comunidade Europeia está a trabalhar no sentido de sentido de reduzir os custos, de modo a que o transporte seja praticamente gratuito.
in UNIVERSIDADE DA MADEIRA | UNIVERSITY OF MADEIRA