Em Setembro de 2001 iniciou-se na Ilha da Madeira o Projeto Dançando com a Diferença. Desta iniciativa, fruto de um projeto de autoria e responsabilidade do seu ainda diretor artístico, Henrique Amoedo, nasceu uma companhia homónima, o grupo Dançando com a Diferença (GDD).

Bichos

 Atualmente o GDD é, sem dúvida alguma, internacionalmente aclamado como um dos grupos que mais tem contribuído para que o reconhecimento das capacidades estético-artísticas de uma companhia que tem no seu elenco pessoas com e sem deficiência seja uma realidade, seja por suas ações em Portugal ou no estrangeiro.

Esta companhia apresenta coreografias do seu repertório em teatros, festivais e em diversos eventos em Portugal e no estrangeiro. O seu repertório conta com 19 coreografias de diferentes criadores e já estiveram em aproximadamente 60 cidades, de 20 países, sempre com grande reconhecimento do público e da crítica especializada. Sobre o trabalho desta importante referência cultural da Ilha da Madeira, veja:

https://www.youtube.com/watch?v=042RUUTeUKw

Os Dançando com a Diferença recentemente estrearam BICHOS, uma coreografia de Rui Lopes Graça baseada obra literária de Miguel Torga. Sobre este trabalho o coreógrafo refere que “BICHOS pretende abordar questões fundamentais sobre a sociedade e a própria existência. Animais humanizados ou humanos quase animalizados, aparecem aqui em luta consigo mesmo, com o meio em que vivem e com o Divino. Diferentes entre si nas suas particularidades, estes bichos são todos parte da mesma Arca de Noé; sítio e terra mãe onde todos caminham numa luta igual pela vida e pela liberdade. São dilemas humanos, mas partilhados quer pelos homens quer por animais em que o Homem é mais um bicho entre outros e não ocupa um lugar privilegiado”.

Depois do enorme sucesso alcançado na temporada de estreia no passado mês de janeiro, no Teatro Municipal Baltazar Dias no Funchal e também exibição de uma reportagem no programa da apresentadora brasileira Xuxa Meneghel, os Dançando com a Diferença pretendem levar BICHOS ainda para mais longe. A exemplo das outras coreografias do seu repertório, pretendem que este trabalho também seja apresentado em diferentes países.
Veja algumas imagens de BICHOS na ligação abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=sXp11CK-DVA

Dançando com a Diferença no facebook www.facebook.com/dancandodiferenca