A indicação é dada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros com base em dados do INE de 2016

MigraçõesMenosPTaSair

Pela primeira vez em seis anos, o saldo migratório está a melhorar, destaca o Governo depois de conhecidos os números da OCDE sobre a imigração em Portugal.

O ministro dos Negócios Estrangeiros destaca que os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico se referem a 2015 e que o Instituto Nacional de Estatística (INE) já tem informação relativa a 2016.

E, no que diz respeito à emigração, “o cálculo do INE indica que em 2016 a emigração permanente para o exterior baixou”, referiu Augusto Santos Silva aos jornalistas na quarta-feira, à margem da assinatura de um protocolo entre instituições públicas e a Fundação AEP para apoiar o regresso a casa de jovens emigrantes portugueses.

“Em 2015, números redondos, ela esteve nos 40 mil portugueses que saíram de Portugal por mais de um ano. Em 2016, esse número baixou para 38 mil e é a primeira vez nos últimos anos que o número de emigrantes baixa”, indica.

“Em resultado disto, o nosso saldo migratório, que continua negativo, é menos negativo em 2016 e as informações que temos indiciam que esta tendência de recuo da emigração se vai manter e consolidar neste e nos próximos anos”, avança ainda.

Segundo o relatório da OCDE revelado hoje, nos últimos seis anos, diminuiu o número de estrangeiros em Portugal, em 65 mil pessoas e em 2015. O mesmo relatório acrescenta que é a tendência que se tem vindo a verificar desde 2012 e que se mantém, ainda que em moldes menos acentuados.

In Renascença