Wendy Roza é a vencedora do prémio «Portuguese Gives you Wings!» (A Língua Portuguesa Dá-te Asas!), atribuído pelo Programa de Estudos Portugueses e Luso-Brasileiros da Universidade de York, em Toronto, Canadá. Mas aquele programa atribuí ainda outros dois prémios...
Patrocinado pela Azores Airlines, o prémio «Portuguese Gives you Wings!» (A Língua Portuguesa Dá-te Asas!), foi lançado no ano passado com o objetivo de distinguir a excelência na performance em língua portuguesa, no contexto de ‘Português Elementar’, sendo o galardão atribuído ao estudante que obtiver os melhores resultados na referida disciplina.
Wendy Roza destacou-se nessa disciplina, tendo obtido nota final de ‘A +’. e receberá uma viagem gratuita aos Açores. A estudante, que está a completar uma licenciatura em Psicologia na Universidade de York, diz que aprender português tem sido uma experiência muito positiva.
"A disciplina de Português na Universidade York foi uma grande experiência para mim", afirmou a estudante de origem hispânica, acrescentando que apesar da facilidade inerente ao facto do português ter muitas semelhnaças com o espanhol, “tinha ainda muito que aprender”.
“Posso dizer que no final do ano, o meu português melhorou muito. Só posso agradecer à professora Inês Cardoso pelo seu excelente método de ensino e por motivar os seus alunos paradarem o seu melhor", sublinhou. Wendy Roza revelou que a combinação de exercícios orais e escritos ajudou-a a se sentir confiante na aprendizagem da língua. "O ‘Português 1000’ (‘Português Elementar’) é ótimo para quem quer aprender uma nova língua e aprender sobre as culturas portuguesa e brasileira", convidou.
Outros prémios
Para além do galardão «Portuguese Gives you Wings!» (A Língua Portuguesa Dá-te Asas!), o Programa de Estudos Portugueses e Luso-Brasileiros da Universidade de York dinamiza outros dois prémios de mérito, tendo o mais recente sido criado no atual ano letivo.
Com o patrocínio da Academia do Bacalhau de Toronto, o ‘Portuguese and LusoBrazilian Studies Entrance Award’ (‘Prêmio de Entrada de Ingresso nos Estudos Portugueses e Luso-Brasileiros’) tem por objetivo apoiar os estudos universitários de um aluno que, pela primeira vez, ingresse na Universidade de York e se matricule no programa de Estudos Portugueses e Luso-Brasileiros. “Este prémio reconhecerá, assim, o estudante de primeiro ano que, inscrito neste programa, se distinga pelos melhores resultados no nível de ensino precedente – para o efeito, considerar-se-á a nota final do Ensino Secundário – e que manifeste comprovada necessidade financeira”, explica uma nota divulgada no site da Universidade na internet. O aluno agraciado recebe uma bolsa no valor de 1000 dólares canadianos.
Já o prémio ‘o Prémio Dark Stones:The Azorean Spirit’ (‘Pedras negras: o espírito açoriano’) é atribuído desde 2014, com o patrocínio do Banco Santander Totta e pretende distinguir a progressão e o mérito académico, bem como o envolvimento em atividades co(extra)curriculares no âmbito dos Estudos Portugueses e Luso-Brasileiros.
“Este prémio reconhecerá, assim, estudantes inscritos neste programa a tempo inteiro que já tenham completado, pelo menos, 12 créditos em disciplinas com a rubrica correspondente (POR) e que, considerando o desempenho académico global, apresentem uma média de, pelo menos, sete valores”, informa o site da universidade. O prémio homenageia José Dias de Melo, autor da obra homónima ('Pedra Negras', 1964) e importante escritor português, natural dos Açores. Celebrizou‐se como o “escritor das baleias”, particularmente por a sua obra literária versar ampla e profundamente a saga do povo açoriana, especialmente associada à problemática da indústria baleeira.
Querer aprender Português
Criado em 2008, o Programa de Estudos Portugueses e Luso-Brasileiros da Universidade de York, reúne uma oferta vasta e interdisciplinar de matérias de estudo, que são potenciados pelos recursos tecnológicos colocados à disposição dos alunos. Para além da componente académica, o Programa garante atividades de Educação Experimental não só no campus universitário mas também noutros contextos. Entre estas atividades contam-se a inserção profissional em empresas que fazem uso da língua portuguesa, em eventos interativos, iniciativas culturais, entre outras.
Em declarações proferidas ao ‘Mundo Português’ no ano passado, na sequência da atribuição do prémio, na primeria edição do galardão, Inês Cardoso, professora-assistente do Departamento de Línguas, Literaturas e Linguística da Universidade de York e docente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, explicava o sucesso da disciplina naquela universidade canadiana. “Muitos alunos desejam aprender Português e conhecer melhor as suas raízes, enquanto outros aspiram a viajar e a trabalhar nalgum ou com algum país lusófono, ou diretamente com as comunidades falantes de português no Canadá. Outros ainda chegam ao nosso programa motivados por experiências anteriores positivas e marcantes com várias expressões culturais lusófonas - como, por exemplo, a música e a dança, pretendendo saber mais”, contava.´
Inês Cardoso explicava ainda que o galardão é um exemplo do compromisso e do investimento do Programa de Estudos Portugueses e Luso-Brasileiros em oferecer aos alunos, do primeiro ao último ano, “oportunidades significativas que promovam um maior envolvimento com a língua e com as culturas que nela se expressam”.
As informações sobre o Programa e os dois prémios estão disponíveis em: http://portuguese.dlll.laps.yorku.ca/students/program-awards/
Ana Grácio Pinto