A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e o Consulado Geral de Portugal em São Paulo, que organiza a terceira edição do ‘Experimenta Portugal’.
Na semana em que se comemora o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a cidade do São Paulo, a maior metrópole lusófona do mundo, estará iluminada com as cores da bandeira nacional portuguesa.
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo elencou alguns monumentos que ficarão ‘pintados’ em tons de verde e vermelho entre hoje e sábado (10 de junho): a Ponte Estaiada (Marginal Pinheiros), o Monumento às Bandeiras e Obelisco (Ibirapuera), a Ponte das Bandeiras (Marginal Tietê), o Viaduto do Chá e Sede da Prefeitura (Anhangabaú) e Monumento de Borba Gato (Santo Amaro). No sábado, o Theatro Municipal também será ‘vestido’ pelas cores nacionais.
A iniciativa surge no âmbito do ‘Experimenta Portugal ’17’, que reúne as principais atividades do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - das artes plásticas ao fado, da gastronomia à literatura - que se comemora a 10 de junho, este ano com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e de outras importantes autoridades portuguesas na capital paulista.
“Acredito que estamos vivendo um momento único que o Experimenta Portugal ’17 procura testemunhar e celebrar, fomentando ainda mais o período de intercâmbio e intimidade criativa entre agentes culturais de várias gerações entre os dois países, a partir de São Paulo”, disse Paulo Lopes Lourenço, Cônsul Geral de Portugal.
Exposição do Elétrico Prazeres 28
O tradicional elétrico lisboeta “Prazeres 28”, um dos ícones culturais e turísticos de Portugal e da cidade de Lisboa, estará em São Paulo, numa iniciativa conjunta entre o Turismo de Portugal e a TAP para promover “o país mais ocidental da Europa” como destino.
A exposição estará patente de 13 de junho a 5 de agosto, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo.
Conhecido em várias cidades do país e referência em Lisboa, o elétrico realizará um verdadeiro passeio por um país moderno e diversificado, mas que mantém as suas raízes. Quem quiser pode embarcar nesta viagem histórico-cultural e gastronómica de um país “verdadeiramente autêntico e genuíno”. A experiência proporcionará “um mergulho” na vasta riqueza cultural, passando por cidades e localidades referenciadas como património cultural mundial pela Unesco, bem como apreciar o que o país tem para oferecer em termos de arte, literatura e música.
Todo o percurso é feito na companhia do poeta Fernando Pessoa, que terá uma réplica da sua estátua num espaço espacialmente dedicado a quem quiser tirar uma foto.
Navio-Escola Sagres também marca presença
O NRP Sagres, veleiro com 90 metros de comprimento que navega há 80 anos, ficará atracado no Porto de Santos, de 15 a 18 de junho, onde vai acolher os eventos do Dia da Defesa Nacional, com presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello.
O navio-escola Sagres já é conhecido por levar um pouco de Portugal aos muitos portugueses espalhados pela diáspora, estreitando os laços entre as comunidades e as suas origens.