A Encarregada de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal, Herro Mustafa, está de visita à Madeira, tendo visitado durante a tarde desta segunda-feira a Quinta Vigia, onde foi recebida por Miguel Albuquerque.

EUAmar

A representante esteve reunida com o presidente do Governo Regional durante 45 minutos, nesta que é a sua primeira vez na Região.

“Estou aqui para discutir com o Governo as áreas de colaboração no futuro”, disse à saída Herro Mustafa, que descortinou um pouco o tema da conversa que estabeleceu com Miguel Albuquerque. “Falamos sobre o mar, a energia e a tecnologia e vamos ver o que podemos fazer juntos, porque há um longo e histórico relacionamento com a ilha”.

A propósito do relacionamento que os Estados Unidos da América mantêm com a Madeira, a encarregada diz que a ligação é longa, aludindo à bebida com que foi brindada a independência do seu país, remontando até 4 de Julho de 1776. “O Vinho Madeira é algo para nós e é muito importante na nossa história”, salientou, não esquecendo outros sectores para onde os EUA estão atentos. “Temos muitas áreas onde podemos fazer ainda mais e esta é uma ilha estável, em termos políticos, económicos e sociais, pois em relação à segurança a Madeira é um exemplo para toda a Europa e por isso estamos a ver onde podemos fazer mais juntos”, finalizou.

Instada a responder em quais as áreas o seu país está interessado a investir na Madeira a resposta cingiu-se a um “vamos ver”, deixando a Quinta Vigia tal como chegou, com um forte dispositivo de segurança e seguindo à risca normas protocolares habituais.

in Diário de Notícias da Madeira