Maria José Gonzalez, da direcção da Cáritas da Venezuela, está, até domingo, na Madeira. A deslocação surge no âmbito global da visita a outras regiões do país, tendo inclusive sido recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e aparece numa altura em que as dificuldades se avolumam e aumentam, também, o número de venezuelanos a deixarem o país, incluindo madeirenses e lusodescendentes.

cÁRITAS

Do programa da visita consta uma recepção na Quinta Vigia, tendo Miguel Albuquerque como anfitrião, agendada para as 10H00 de hoje, seguindo-se, cerca de uma hora depois, uma reunião com Sancho Gomes, Diretor Regional das Comunidades, no edifício do Governo Regional, na Avenida Zarco.

pela tarde, há uma outra reunião de trabalho, esta com os responsáveis pela Cáritas na Região e representantes de alguns parceiros, como seja, por exemplo a VENECOM e o Secretariado Diocesano da Migração.
No domingo, e esta celebração estava já marcada, tratando-se de uma feliz coincidência para Maria José Gonzalez, terá lugar, na Igreja de São Martinho, uma missa em honra de Nossa Senhora do Coromoto, padroeira da Venezuela, perspectivando-se uma enorme adesão de emigrantes, que, entretanto, regressaram à Madeira e que estiveram envolvidos na dinamização deste ato religioso. A missa será celebrada pelo Padre Marcos que irá, também, representar D. António Carilho nesta cerimónia, dado que o Bispo estará ausente da Região.
O objectivos desta deslocação de Maria José Gonzalez a Portugal, e também à Região, é inteirar-se um pouco melhor da forma como os emigrantes vão sendo reintegrados nas suas terras de origem e, igualmente, dar a conhecer os desenvolvimento que a Venezuela foi tendo desde então.
Nesta visita à Madeira, Maria José Gonzalez estará acompanhada de Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, que a acompanhará, tal como sucedeu nos outros pontos do país, em todas as acções e reuniões que aqui mantiver.

In «JM»