Jorge Dias Cabral é o novo embaixador português em Brasília, função que nos últimos quatro anos foi desempenhada por Francisco Ribeiro Telles.

O novo Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral iniciou funções este mês e deu as boas vindas a todos os cidadãos portugueses residentes no Brasil, através da página da Embaixada nas redes sociais.

Jorge Cabral embaixador1

“É com grande satisfação que dou as boas vindas a todos os cidadãos portugueses residentes no Brasil bem como a todos quantos visitam a página da Embaixada de Portugal no Brasil e que nos seguem nas redes sociais. Espero que os conteúdos aqui apresentados sejam úteis, ajudem a conhecer cada vez mais e melhor Portugal e contribuam para reforçar o relacionamento entre os nossos dois países” começou por declarar Jorge Cabral.

“Nunca será demasiado recordar que as relações entre Portugal e o Brasil são ímpares e atravessam um momento particularmente promissor, tanto do ponto vista político, como económico, social ou cultural. Temos uma longa História comum, partilhamos – não só com o Brasil, mas também com os restantes países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – uma Língua que é hoje a terceira mais presente no facebook e a quinta com maior número de utilizadores na internet, para além da quarta mais falada do mundo, o que representa um património único e inigualável” afirmou.

Segundo Jorge Cabral, o Brasil ocupa um lugar de destaque nas estratégias de internacionalização das empresas portuguesas e o investimento direto brasileiro em Portugal é já significativo.

“As trocas comerciais entre os dois países, sendo importantes, denotam, porém, uma margem de progressão ainda aquém do potencial existente e que justifica um esforço conjunto e acrescido, estratégia a que continuaremos a dedicar-nos com grande empenho e dedicação”.

O embaixador lembrou ainda a existência da ligação aérea diária entre Portugal e inúmeras cidades no Brasil (cerca de 60 voos semanais, para uma dezena de cidades brasileiras), assim como o facto das principais universidades portuguesas continuarem a acolher milhares de estudantes brasileiros nos mais diversos cursos.

No plano cultural, o crescente fluxo de artistas plásticos, cineastas, escritores, músicos e atores, entre os dois lados do Atlântico, tem contribuído para uma atualização e modernização da imagem recíproca de Brasil e Portugal.

E finalizou o discurso, cumprimentando de forma especial a diáspora lusa.

“Aproveito igualmente a oportunidade para deixar uma palavra especial de profundo apreço e reconhecimento pelo papel da diáspora portuguesa no Brasil, que muito contribui, com o seu empreendedorismo, dedicação, energia, entusiamo e sucesso, para a dignificação do nosso país e consolidação da imagem de Portugal como um país moderno, dinâmico e tolerante. Tudo farei para apoiar a vossa ação e para que se mantenham e estreitem os laços que os unem ao nosso país. É, pois, com grande orgulho que deixo, aqui, uma saudação muito especial às Comunidades, Câmaras de Comércio e Indústria e Associações portuguesas e luso-brasileiras! Continuaremos a contar com o esforço e o empenho de todos”.

“Que viva a excelência das relações entre os dois países irmãos”, concluiu.

De Coimbra para o Mundo

Jorge Dias Cabral nasceu a 5 de outubro de 1958, em Coimbra. É licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e foi aprovado no concurso de admissão aos lugares de adido de embaixada aberto em 18 de março de 1983.

O diplomata já passou pelas embaixadas portuguesas em Bona, Cairo, entre outras. Foi também adjunto do gabinete do antigo primeiro-ministro António Guterres entre 1995 e 1999.

Era o embaixador de Portugal em Ancara, na Turquia desde 2012. A partir da capital turca o diplomata representava também Portugal no Turquemenistão, na Geórgia, no Afeganistão e no Azerbaijão. Antes, Dias Cabral tinha chefiado a diplomacia lusa em Teerão, capital do Irão.

In Portcom