A exemplo dos Açores e de Cabo Verde, a Região vai passar a ter uma montra no New Bedford Whaling Museum que é geminado com o Museu da Baleia da Madeira. O recheado espaço foi visitado este sábado por Miguel Albuquerque, tendo sido recebido pelo Presidente do Museu, James Russell, ficando o compromisso que Em breve deverão chegar aos EUA os documentos e adereços que ligam a Região ao mar e às baleias.

MontramuseuNewBedford

New Bedford é conhecida como a ‘Cidade das Baleias’, devido ao facto de possuir um dos mais importantes portos da indústria balear do mundo. Está completamente identificado com o Mar e a rica história do Museu revela uma relação íntima com as comunidades que serve. O Museu foi fundado em 1903 pelos filhos dos progenitores da indústria baleeira norte-americana, motivados pelo orgulho cívico e o enorme desejo de preservar os artefactos.

Ontem Miguel Albuquerque também visitou um museu onde perduram as ligações dos madeirense com as origens, no Madeira Field, espaço que denota quão importantes são as recordações da terra natal para todos quantos deixaram a Madeira bem cedo.

Este domingo fica reservado a uma visita ao Portuguese Discovery Monument. Inaugurado em 1988 pelo Presidente Mário Soares, o monumento simboliza as boas relações existente entre Portugal e Estados Unidos, mercê do importante contributo da comunidade luso-americana a todos os níveis.

in Diário de Notícias da Madeira