O Dia da Cidade do Funchal não se confinou apenas à Praça do Município, foi também celebrado, no domingo 21 de Agosto, na Casa da Madeira de Joanesburgo, num almoço presidido pela vereadora Madalena Nunes em representação da edilidade funchalense.

diaFxemJoanesburgo

A celebração desta efeméride, acontece pela vez primeira fora do espaço territorial português.

No inicio da cerimónia foi prestado um minuto de silêncio às vítimas da catástrofe de 20 de Fevereiro de 2010, como também às vítimas dos recentes fogos que deflagraram na Madeira, e a todas as vítimas de tragédias naturais que aconteceram em Portugal. Mas a homenagem não se esgotou aqui, pois os bombeiros não foram esquecidos, ouviram-se elogios à sua actuação e que culminou com as vozes dos presentes em uníssono dizendo em voz alta: Obrigado. Um Obrigado dos portugueses da África do Sul.

Presentes a cônsul-geral de Portugal de Joanesburgo, conselheiro permanente do CCP Gilberto Martins, presidente da Federação das Associações Portuguesas da África do Sul e dois vereadores da Câmara Municipal de Ekurhuleni, Johannes Malema e Ismael Mtombela em representação do ‘mayor’.

Após o almoço usou da palavra Luísa Fragoso, que felicitou Vasco Martins e um membro da Casa da Madeira pela excelente ideia de celebrar a efeméride, anualmente, na Casa da Madeira e aproveitou o ensejo para apresentar as sua despedida por ter terminado a sua comissão.

Madalena Nunes procedeu à entrega de uma salva de prata em nome do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, que mereceu um forte aplauso das pessoas presentes que eram sócios, amigos e simpatizantes da CDM. Por sua vez Vasco Martins, presidente da Assembleia-Geral da CDM presenteou Madalena Nunes com um livro sobre a história da democracia sul-africana.

Quando Madalena Nunes abandonou o palco foi abordada por perguntas de várias pessoas que a ela se dirigiram interessadas em saber mais sobre os projectos que havia mencionado, onde paciente e demoradamente explicou quase em pormenor.

A vereadora foi depois convidada a cortar o bolo e “cortou a CMF em fatias” num bolo decorado a preceito para a efeméride.

in Diário de Notícias da Madeira